Janeiro Branco: cinco dicas de como cuidar e promover a saúde mental

Segundo o consultor internacional em saúde mental e qualidade de vida, Ricardo Massola, o Janeiro Branco é importante na conscientização e na busca por ajuda profissional. “Temos a cultura de sermos workaholics, ou seja, vivemos em uma neurose ocupacionista em que achamos que devemos estar sempre ocupados. Com isso, muitas pessoas acabam não procurando profissionais especializados, como os psicólogos e os psiquiatras,” afirma.

Ricardo Massola, o especialista em qualidade de vida, lista cinco atitudes para cuidar e promover a saúde mental

FreePik

Movimente-se

De acordo com Massola, um dos maiores erros que podem ser cometidos é achar que corpo e mente são coisas separadas. “Exercitar o corpo é também cuidar da mente. A atividade física dá maior foco, motivação e traz a sensação de dever cumprido. Além disso, é uma excelente maneira de fazer algo divertido. Se gostar de caminhar, caminhe. Se gosta de ir para a academia, vá para a academia. O importante é inserir mais movimentos no dia a dia”, afirma.

FreePik

Técnicas de relaxamento

Atividades como meditação, técnicas de respiração e Yoga são alguns exemplos de técnicas que acalmam a mente e reduzem o estresse. Massola diz que “incorporar uma destas técnicas nos hábitos do dia a dia ajuda o corpo a criar maior resiliência física e mental através da redução da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da concentração do hormônio associado ao estresse, chamado de cortisol.”

Qualidade de sono

Uma boa rotina de sono é, sem dúvida, uma das maiores armas para uma boa saúde mental e precisa ser valorizada. “Planeje-se para dormir entre 7 e 9 horas por dia. Você pode praticar atividades de relaxamento antes de dormir, como meditar, o que ajudará na qualidade do sono. Estabelecer certos rituais, como tomar um chá antes de dormir também ajudam a sua mente a entender que está na hora de deitar,” ressalta Massola.

FreePik

Família e amigos

O consultor em saúde mental defende que se manter próximo daqueles que você ama é o melhor caminho. “Fale com quem você ama e procure pelo suporte e encorajamento deles quando estiver lutando contra algum problema. Praticar a gratidão e falar para as pessoas o quanto elas te ajudaram tem sido uma das melhores ferramentas para uma forte saúde mental, explica o especialista.

FreePik

Junte-se a comunidade

É possível fortalecer a saúde mental através de bons hábitos que trarão maior resiliência, mas muitos fatores que causam os problemas mentais estão normalmente fora de alcance, como questões sociais e econômicas.. O consultor, Ricardo Massola, também acrescenta que, por isso, cabe cobrar as autoridades competentes por melhores condições de vida, emprego, educação, segurança e também como promover a saúde mental para jovens e adolescentes.

FreePik

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

FreePik

Ainda não acabou!

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!