Ter uma vida saudável não é nada fácil com tantas informações confusas
No entanto, a endocrinologista Claudia Chang desvenda o que é verdade e o que mentira sobre o emagrecimento.
A endocrinologista Claudia Chang desvenda 10 mitos e verdades sobre a perda e o ganho de peso
No entanto, a endocrinologista Claudia Chang desvenda o que é verdade e o que mentira sobre o emagrecimento.
Mito! "Há diversos influenciadores mentais e físicos que causam impactos significativos na abordagem com a alimentação. Quem sofre de ansiedade ou está preocupado, por exemplo, provavelmente vai comer o que vier, sem se importar se é saudável ou não. A obesidade está ligada, em grande parte, à má qualidade da alimentação, e não na quantidade".
Verdade! " Quando as noites são mal dormidas, o organismo produz hormônios que estão ligados diretamente ao sobrepeso: há aumento do hormônio que gera fome (grelina) e diminuição do hormônio que gera saciedade (leptina)".
Mito! " A diferença entre o horário está no simples fato de que o carboidrato que comemos durante o dia é utilizado como fonte de energia, enquanto no período noturno, ele é usado para estocar. Portanto, você pode ingerir carboidrato à noite, mas com moderação, assim como qualquer outro alimento".
Mais ou menos! "Creme de leite, torrada, croutouns ou queijo podem tornar uma sopa inofensiva uma bomba calórica. Para que ela seja aliada da sua dieta, aposte em fibras, como aveia ou quinoa em flocos, que reduzem a absorção de gorduras e carboidratos, equilibrando as calorias ingeridas e auxiliando a regular o intestino".
Verdade! "Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Molecular Biochemistry, níveis elevados de estresse podem estar associados a uma maior secreção do hormônio cortisol, contribuindo para o aumento da gordura abdominal".
Mito! "A musculação auxilia muito no processo de emagrecimento, pois à medida que se aumenta a massa muscular, ocorre a aceleração do metabolismo. Para auxílio no processo de emagrecimento, optamos por treinos com carga menor e com número maior de repetições, ou treino em circuito que combina aeróbico junto, aumentando o gasto energético”.
Mito! "A gordura localizada possui uma mobilização mais difícil. O que se consegue é apenas diminuir o tamanho da célula de gordura (adipócito). Ou seja, você pode perder calorias, mas não a gordura localizada".
Mito! “Quando se perde essa massa, diminui muito a taxa de gasto calórico, tornando difícil o emagrecimento, já que o organismo fica ávido por reganho de peso. Ingerir um pouco de carboidrato antes do exercício, como uma fruta, é o ideal para auxiliar na queima de gordura”.
Mito! “Após a liberação de muito suor, a pessoa perde líquido, e não gordura. Por isso, é fundamental a ingestão de água para evitar desidratação, que se caracteriza não só pela baixa concentração de água no organismo, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo”.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!