A alimentação nas fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um fenômeno biológico que ocorre de forma cíclica, em média, 28 dias de duração, sendo dividido em duas fases: a folicular e lútea. Durante estas fases ocorrem diversas alterações hormonais. No início do ciclo, os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos, havendo um pico de estrogênio na fase folicular tardia e um pico de progesterona no meio da fase lútea.

Alterações comportamentais

É comum diversas mulheres apresentarem alterações comportamentais decorrentes do ciclo menstrual. Quando intensas, essas alterações são denominadas Síndrome Pré Menstrual (SPM), embora a sua etiologia seja desconhecida, a susceptibilidade genética, a sensibilidade às alterações hormonais e uma alteração nos processos cerebrais são considerados responsáveis

O estilo de vida

Embora não haja um tratamento definitivo para atenuar os sintomas e alterações decorrentes do ciclo menstrual, se observa que a mudança no estilo de vida tem se mostrado um método mais eficaz para abrandar este quadro do que tratamentos medicamentosos.

Grãos? Com certeza!

Diversas pesquisas já determinaram que há uma relação direta entre o consumo de grãos integrais e a diminuição dos sintomas físicos e comportamentais decorrentes da síndrome pré-menstrual, sendo o aumento do consumo destes grãos está ligado diretamente ao aumento da ingestão de alguns micronutrientes como ferro, zinco, manganês, vitamina E, cobre, piridoxina e biotina.

Adeque sua alimentação!

Adequando a alimentação e, consequentemente, o aporte de nutrientes às diferentes fases do ciclo é possível atenuar os sintomas e obter resultados benéficos para a saúde e qualidade de vida da mulher.

Como a alimentação pode ajudar?

''Hoje temos uma estratégia muito simples de consumo de sementes em períodos específicos do mês que é usada para regular os hormônios femininos (estrógeno e progesterona), chamado de Ciclo das Sementes. Vale destacar que o Ciclo das Sementes vale tanto para quem tem níveis hormonais altos como baixos e é uma forma natural para conseguir esses resultados", afirma a nutricionista Camila Varella.

Como fazer o Ciclo das Sementes?

''Esse ciclo consiste no rodízio de quatro sementes, ao longo do seu ciclo hormonal: semente de linhaça, semente de abóbora, semente de girassol e semente de gergelim. A primeira fase do ciclo hormonal (fase folicular) começa no primeiro dia da menstruação e vai até o momento da ovulação. Nesta fase deve ser consumido, diariamente, 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada e 1 colher (sopa) de semente de abóbora sem casca'', detalha.

Como fazer o Ciclo das Sementes?

"A segunda fase do ciclo hormonal (fase lútea) começa após a ovulação e vai até o último dia antes da menstruação. Nesta fase é indicado o consumo de 1 colher (sopa) de semente de girassol sem casca e 1 colher (sopa) de gergelim. O objetivo desta fase é estimular a produção natural de progesterona, responsável por manter a camada do útero “grossa” para manter uma possível fecundação".

Como fazer o Ciclo das Sementes?

Mas a progesterona também é essencial para regular o humor, memória, ansiedade, inchaço, gasto calórico, tireoide e o excesso de estrogênio. Ter um bom nível de progesterona é essencial para equilibrar todos os sintomas envolvidos no período pré mentrual, assim como a SOP, endometriose, ciclos curtos ou longos, acne hormonal, infertilidade etc.

Por que o ciclo das sementes funciona?

"Ele funciona pois cada uma das sementes carrega nutrientes específicos que são essenciais em cada uma das fases, promovendo assim a produção hormonal adequada", afirma a nutricionista.

Consulte um nutricionista!

Vale destacar que é essencial a procura de um profissional nutricionista para que a indicação de cada um dos ciclos seja realizada de forma personalizada, considerando uma avaliação bioquímica (exames hormonais), além doenças associadas (SOP, endometriose, SPM, infertilidade etc) e de sinais e sintomas.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.