6 benefícios que a musculação traz para a saúde da mulher

Há muito tempo que a musculação deixou de ser vista e associada como uma prática masculina, tendo ganhado muitas mulheres adeptas à atividade, que auxilia não só na perda de peso e definição corporal, como em diversas outras questões relacionadas à saúde feminina, até mesmo na melhora dos sintomas da menopausa e na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose.

6 benefícios que a musculação traz para a saúde da mulher

Michelly Marques, professora do Tonus Gym, marca da rede de Studios do Grupo Smart Fit voltada para a musculação com treinos que fogem da monotonia das academias tradicionais, listou 6 benefícios - entre tantos outros - que a prática da musculação pode proporcionar para a saúde da mulher. Confira:

1. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório

De modo geral, a prática do exercício físico sempre foi de suma importância para a população e, depois da pandemia da Covid-19, passou a ser essencial. “Ela melhora a capacidade respiratória e física, especialmente agora após o longo uso das máscaras protetoras e/ou até mesmo para aquelas pessoas que ficaram acamadas por muito tempo, em decorrência da doença”, explica Michelly.

2. Ganho de massa muscular

Com o passar do tempo, o metabolismo diminui automaticamente e em pessoas sedentárias isso pode levar à diminuição da massa muscular. “Sendo assim, a prática da musculação pode ser um grande aliado nesse sentido'', comenta a professora.

3.Prevenção e tratamento de osteoporose

A osteoporose é a doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. “Essa doença possui maior incidência entre as mulheres, o que torna ainda mais importante e necessária a prática da musculação, que ajuda os músculos a ficarem mais fortalecidos, protegendo os ossos de fraturas”, salienta Marques.

4. Atenuação dos efeitos da menopausa

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual da mulher, onde ela sente determinados sintomas incômodos, como alteração no sono, oscilações de humor e ondas de calor. “A prática da musculação ajuda a atenuar todos esses efeitos, uma vez que estimula a produção de testosterona'', comenta a profissional.

5. Auxílio na postura e atividades da rotina diária

Com a prática regular da atividade, as mulheres fortalecem músculos que protegem as articulações. “Esse fortalecimento ajuda a evitar lesões, especialmente em atividades comuns do dia a dia, como agachar, subir escadas, caminhar e pegar pesos”, diz.

6. Fortalecimento dos músculos de lombar e assoalho pélvico

De acordo com Michelly, as mulheres devem praticar a musculação para fortalecer seus músculos de lombar e assoalho pélvico, essenciais para práticas do dia a dia e, principalmente, durante o período gestacional. “Ela ajuda a diminuir o risco de ter diástase, condição comum na gravidez e que corresponde ao afastamento da musculatura do reto abdominal, gerando flacidez na região do abdômen”, explica.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.