4 dicas para manter a memória boa

Especialista da Mayo Clinic lista formas para diminuir o risco geral de problemas de memória

Quatro ações que você pode implementar no dia-a-dia

Segundo com o Dr. Gregory Day, Neurologista da Mayo Clinic, as doenças que afetam os vasos sanguíneos são a segunda causa mais comum de demência. O Neurologista da Mayo Clinic listou quatro dicas para seguir e reduzir o risco geral de problemas de memória.

Divulgação

Participe de atividades que estimulem o cérebro

Considere quebra-cabeças e jogos de computador. Mas faça disso um hábito ao longo da sua vida, pois as pesquisas sugerem que o valor das atividades cognitivamente estimulantes se constrói ao longo da vida. Isso significa que ter uma boa educação, trabalhar em uma atividade que seja mentalmente estimulante e ter passatempos, hobbies e atividades sociais que exigem foco mental são importantes para reduzir o risco de desenvolver demência.

Pixabay

Foque na educação e em aprender novas habilidades

Os estudos mostraram que quanto mais anos de educação uma pessoa tem, menor o risco de demência. Tudo indica que as pessoas que passam mais tempo envolvidas em aprendizados tendem a desenvolver redes mais robustas de células nervosas e de conexões entre essas células nervosas nos seus cérebros. Essas redes estão mais bem equipadas para lidar com os danos celulares que podem ocorrer devido a distúrbios cerebrais que podem levar à demência.

Pixabay

Mantenha um estilo de vida saudável

Assim como acontece com outros problemas de saúde, um estilo de vida saudável é igualmente importante para manter a saúde do cérebro. Comer bem, manter um peso saudável, praticar exercícios físicos regularmente e evitar situações que aumentem o risco de ataques cardíacos e derrames também podem reduzir o risco de demência. Também foi demonstrado que reservar um tempo para cuidar efetivamente do colesterol e da pressão arterial, não fumar e limitar o consumo de álcool melhora a saúde cognitiva no futuro. Isso porque essas medidas afetam a saúde dos vasos sanguíneos do cérebro, do pescoço e do coração. Também é importante dormir bem e tratar os distúrbios do sono, como a apneia do sono. Os suplementos para dormir não devem ser necessários se você tiver uma dieta equilibrada.

Pixabay

Manter interação social

Pesquisas mostram que a interação social em qualquer idade terá benefícios cognitivos positivos. Interagir regularmente com outras pessoas, incluindo familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e membros da comunidade, pode melhorar seu humor, melhorar sua perspectiva e o uso do seu cérebro. As interações regulares afetam positivamente as habilidades cognitivas, sendo demonstrado que isso alivia os sintomas da demência.

Pixabay

Quer mais conteúdos sobre moda, beleza e comportamento?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!