5 mitos sobre a candidíase

A candidíase é uma infecção que causa ainda muito constrangimento e dúvidas nas mulheres. Apesar de ser um tabu para diversas pessoas, ela é mais comum do que parece. Vamos desvendar 5 mitos sobre essa doença?

Mas, antes, o que é candidíase?

A candidíase se caracteriza por secreção e inflamação na região genital causada pelo fungo candida albicans que gera incômodo pela coceira e inflamação.

Como se pega candidíase?

De acordo com a médica ginecologista Dra. Flávia do Vale, Obstetra e coordenadora da Maternidade do Hospital Icaraí, esses fungos se encontram naturalmente na flora vaginal e intestinal e, caso haja um desequilíbrio do organismo, eles se proliferam. Flávia enumerou 5 dúvidas sobre a doença que chegam em seu consultório. Vamos conferir?

Foto: Giphy

1 – A candidíase de repetição volta pelo menos quatro vezes ao ano?

VERDADE. “O diagnóstico da candidíase deve ser realizado através de exame físico realizado pelo ginecologista e, para ser considerada recorrente, costuma ter essa característica”, explica a médica.

Foto: Giphy

2 - A candidíase é sexualmente transmissível?

MITO. Apesar de recorrente, a candidíase não se origina por contato sexual, mas sim por desordens orgânicas, como problemas na flora bacteriana ou carência de vitaminas - nada tem a ver com infecções sexualmente transmissíveis. “Claro que é sempre importante se prevenir com o uso de preservativo a fim de evitar a propagação também de doenças sexualmente transmissíveis”, alerta a médica.

Foto: Giphy/Jonas Brothers

3 - Estou com candidíase e, por isso, meu parceiro precisa se tratar também.

EM PARTES. A candidíase geralmente não é adquirida por meio de relações sexuais, logo, não se justifica o tratamento de parceiros sexuais. Todavia, uma minoria de parceiros sexuais masculinos sintomas como com coceira, vermelhidão ou irritação do penis. Esses homens se beneficiam do tratamento com agentes antifúngicos para aliviar os sintomas.

Foto: Giphy

4 - Estresse gera candidíase

EM PARTES. Na maioria dos casos, a razão pela qual isso ocorre não é conhecida. Algumas mulheres parecem mais propensas do que o normal a desenvolver candidíase. No entanto, mulheres com alto nível de açúcar no sangue (devido ao diabetes mal controlado) e mulheres com sistema imunológico enfraquecido podem ter maior probabilidade. Além disso, o estresse pode alterar os níveis de cortisol e influências no sistema imunológico e nos níveis de glicose no sangue.

Foto: Giphy

5 - Usar banheiro público ou roupas molhadas pode causar candidíase

VERDADE. Situações que alteram a acidez vaginal ou o equilíbrio dos micro organismos que habitam naturalmente a vagina podem aumentar a chance de desenvolver candidíase. Logo, algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver candidíase como: o uso de antibióticos que desequilibram a flora vaginal, gravidez e um sistema imunológico enfraquecido (devido à quimioterapia, HIV ou certos medicamentos).

Foto: Reprodução/Giphy

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Foto: Reprodução

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.

Foto: Reprodução/Giphy