5 dicas para comer menos sem passar fome

Mudar hábitos alimentares não é uma tarefa fácil. É preciso descobrir quais são os próprios gatilhos para a compulsão alimentar para descobrir como reduzir os excessos. Susan Bowerman, especialista em nutrição indica atitudes simples e práticas para comer menos sem passar fome.

Preste atenção ao alimento

Quando o foco está na televisão, na internet, no celular ou trabalho e não no prato é fácil extrapolar. Foque no sabor, no cheiro e na aparência da comida. Se estiver em casa, coma sentado à mesa, com uma música suave ao fundo.

Reduza a quantidade ao se servir

A maioria de nós tende a não querer desperdiçar comida. Então, para não comer mais do que é devido, correndo o risco de se arrepender depois, pense no tamanho da sua fome antes de se servir. Isso vai ajudar a reduzir cerca de 20% das calorias ingeridas.

Não fique muito tempo em jejum

Se a sua estratégia for espaçar os horários entre as refeições e lanches, trate de repensar. Ficar muito tempo sem se alimentar faz com que você coma demais assim que tiver a oportunidade. Portanto, planeje suas refeições, principalmente se for sair de casa. Também invista em mais proteína para adiar a fome.

Evite comer estressado

O nervosismo faz você ingerir mais calorias do que deveria. Por isso, encontre outras formas de lidar com o estresse: converse com um amigo, faça caminhada ou tome uma xícara de chá. Se perceber que está comendo compulsivamente, anote em um papel o que está sentindo naquele momento. Isso vai ajudar a descobrir quais são os gatilhos para comer demais e a acionar o freio por um ou dois minutos, tempo suficiente para você conseguir se controlar.

Mastigue bem cada garfada

O cérebro leva cerca de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio. É por isso que quem come rápido pode até se sentir bem no início, mas vai ter mal-estar mais tarde. Por isso, coma na frente do espelho. Muitas pessoas comem mais devagar ao se verem. Também experimente comer por etapas - primeiro uma coisa, depois outra. Inclua alimentos ricos em fibras, que exigem mais mastigação.