7 dicas para sair do sofá e começar a correr

A corrida é um ótimo exercício para quem busca se manter em forma e com sensação de bem-estar. Saiba como iniciar na corrida com as dicas de Juliana Oruê, fundadora da Universidade de Corrida (UniRun) e especialista em corridas.

Comece do zero

O primeiro passo é marcar uma consulta com um médico para saber quais são suas condições físicas e se a corrida é o exercício ideal.

FreePik

Vá com calma

Comece aos poucos. Para quem está iniciando, a especialista recomenda treinar por três vezes na semana, entre 45 e 90 minutos. Comece com uma caminhada e inice a corrida de forma gradual.

FreePik

Fortaleça seu corpo

Segundo Oruê, o fortalecimento do corpo é essencial para evitar lesões. Invista também na musculação e treinamento funcional de 1 a 2 vezes na semana.

FreePik

Tênis e roupas de corrida

Para praticar a corrida com segurança, é essencial o uso de roupas e tênis adequados para a situação. O conforto e a mobilidade são fundamentais no treino!

FreePik

Alimentação e hidratação

Oruê dá a dica de ouro: alimente-se com carboidrato antes do treino. No pós-treino, consuma proteína e não treine em jejum sem recomendação médica!

FreePik

Respeite seu corpo

Depois de iniciar os treinos, desconfortos musculares são comuns, mas é preciso atenção. Se estiver dolorida, não corra e procure orientação médica.

FreePik

Motive-se

A última dica é procurar um profissional para iniciar o treino corretamente. Coloque uma boa playlist/podcast e se quiser, busque clubes de corridas. Inspire-se!

FreePik