Saiba como a alimentação afeta o quadro depressivo

O acompanhamento psicológico é fundamental, mas o corpo também dá sinais e precisa de cuidados. O nutrólogo Diego Santos explica mais sobre a função da alimentação.

Funcionamento no metabolismo

A depressão também envolve problemas metabólicos e hormonais no corpo do paciente. A falta ou deficiência de hormônios ou neurotransmissores podem ser agravadas com uma dieta pobre e o sedentarismo, por exemplo.

FreePik

Embutidos agravam

Consumir alimentos embutidos, frituras, processados, que agravam um processo inflamatório no corpo, podem causar uma deficiência de serotonina e piorar a comunicação com o cérebro e todos os demais sistemas do corpo.

FreePik

Hormônios alterados

O nutrólogo afirma que uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a depressão. “É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. A depressão quase sempre está relacionada à depleção de serotonina”, explica.

FreePik

Pratique atividades físicas

Os esportes melhoram o quadro progressivamente. Santos explica que a liberação de endorfina e dopamina tranquilizam e promovem sensação de bem-estar.

FreePik