Paola Carosella é acusada de gordofobia em discussão no Twitter

A chefe de cozinha estava defendendo o uso de alimentos naturais e criticando os ultraprocessados

A chefe de cozinha Paola Carosella se envolveu em uma discussão no Twitter após ter criticado o nuggets feito por uma impressora 3D do KFC . A jurada do "MasterChef", que defende o uso de alimentos naturais, disse que as comidas ultraprocessadas são danosas para saúde e causam obesidade. Depois dessa fala, muitos usuários da rede social criticaram a cozinheira por associar maus hábitos alimentares a pessoas gordas. 

Paola Carosella
Foto: Reprodução/Instagram
Paola Carosella

"Paola, você falou sobre a alimentação saudável e se referiu como aquela que 'não nos deixa obesos', então logo você reforça esse discurso de combate à obesidade", escreveu a nutricionista Fernanda Immamura na rede social. "Não entendo porque não parar ali, em comida que não produz miséria. Quem fala sobre alimentação saudável precisa ter o cuidado redobrado de não reforçar estereótipos, como o de que pessoas gordas existem em tais corpos porque não comem comida saudável", completou a pesquisadora em saúde Beatriz Meck.



A chefe de cozinha debateu esse assunto com as duas na rede social e defendeu seu ponto de vista. "Eu falei obesos, não gordos. Você acompanha os índices de obesidade das crianças no Brasil? A ONU a define com a 'nova fome' crianças obesas diabéticas, subnutrida e Intoxicadas com comida de merd*! Vamos gente! Não estou falando de padrões de beleza aqui!", Paola rebateu.

Você viu?

Muitos seguidores entraram na discussão com Paola e a chefe de cozinha argumento que estava defendendo o direito de acesso a uma alimentação saudável, com ingredientes naturais, que respeitem o meio ambiente, a cultura e as populações locais. " Oh caramba! Comida é direito, é sabedoria, é cultura, é família, é construção de sociedades sadias, é economia sustentável, é educação, é tempo compartilhado, é carinho. Quem falou em combater obesidade? Que distorção absurda", ela escreveu. 

Por outro lado, o que Beatriz e Fernanda explicaram é que é preciso ter cuidado ao falar sobre obesidade e alimentação saudável, para não reforçar o estigma de que pessoas gordas não são saudáveis e que se alimentam mal. São duas discussões importantes e os dois lados tem pontos que merecem reflexão. Também temos que reforçar que, mesmo tendo discutido na internet, tanto Paola quando Fernanda concordaram que os ultraprocessados não são uma boa opção.