Quer emagrecer? Saiba quais alimentos você deve evitar após as 16h
Com as dicas de uma nutricionista, você vai repensar a gaveta de guloseimas do trabalho
Por iG Delas |
Muitas pessoas têm o hábito de petiscar antes do dia de trabalho chegar ao fim. O famoso "lanche da tarde" geralmente envolve algo rápido e que não vá saciar por completo a fome, já que ainda tem a janta.
Leia também: Veja 9 mitos e verdades sobre a dieta low carb
Por exemplo, quem não tem na gaveta do escritório uma barra de chocolate para amenizar a fome (e o estresse)? Ou talvez um pacote de pão de forma na despensa? Esses alimentos são gostosos, mas muito prejudiciais para quem quer perder peso. Principalmente se ingeridos após as 16h.
De acordo com a nutricionista Helen Bond, as guloseimas podem impedir o emagrecimento e criar uma vontade maior de alimentos não-saudáveis . "É melhor evitar salgadinhos altamente processados ou refinados. Além de serem ricos em gordura saturada, açúcar e/ou sal, eles geralmente são baixos em nutrientes e carregados de calorias, o que dificulta o controle de nosso peso", explica ao The Sun .
Mas quais são os alimentos que você deve evitar no lanche da tarde? A nutricionista cita quatro deles e dá dicas de como melhorar sua refeição. Confira:
1. Pão branco
O pão branco tem alto índice glicêmico (IG) - classificação de alimentos que contém carboidratos - e não é recomendado sua ingestão após as 16h. Segundo Helen, esse tipo de pão aumenta seus níveis de açúcar e te deixam mais cansado e com ainda mais fome.
2. Sorvete
Tem quem prefira passar numa sorveteria depois do trabalho, em dias de verão, para se refrescar e descontar o estresse num sorvete. Mas saiba que essa pode não ser a melhor opção.
Você viu?
"O sorvete é um alimento rico em carboidratos, e comer muitos carboidratos refinados resulta na deposição de gordura da barriga", revela Edwina Clark, nutricionista e especialista em bem-estar, ao The Sun .
3. Chocolate
Por que não recorrer ao chocolate no lanche da tarde? Rico em açúcar e gordura, os chocolates branco e ao leite também possuem muita cafeína, o que pode alterar o seu sono. Se você não vive sem uma barrinha por dia, invista no chocolate amargo que tem menos açúcar e gordura que os outros. O mais recomendado é o 70% cacau que tem alto índice antioxidante.
4. Batata Chips
Como menciona acima, os salgadinhos não são uma boa opção de lanche da tarde. Ricos em gordura, carboidratos refinados e sal, esses alimentos têm alto índice calórico.
Segundo um estudo norte-americano, comer um saco de batata chips por dia é equivalente a beber cinco litros de óleo de cozinha por ano. Não parece muito interessante para quem quer perder peso ou ter uma alimentação saudável.
Quais alimentos devem estar no seu lanche da tarde?
Não é errado comer algo no fim da tarde, inclusive, muitos especialistas indicam se alimentar de 3 em 3 horas para um melhor funcionamento do organismo. E se não pode comer certos alimentos, o que inserir no lanche da tarde?
"Quando comer petiscos, experimente alguns desses lanches saudáveis e coma-os lentamente, em vez de devorá-los sem pensar na frente da TV, pois você estará mais em sintonia com as dicas de saciedade", explica Helen Bond.
Leia também: Mãe é criticada na web ao oferecer fast food aos filhos: "como dar cigarros"
A nutricionista recomenda os seguintes alimentos para após às 16h:
- Palitos de legumes com tzatziki feitos com iogurte desnatado, pepino, alho e suco de limão;
- Tigela de salada de frutas frescas;
- Pote de iogurte desnatado com frutas frescas;
- Alguns bolos de aveia cobertos com queijo cottage e tomate;
- Fatia de torrada integral sem adição de açúcar ou manteiga de sal;
- Pequeno punhado de nozes ou sementes sem sal;
- Poucos pães estaladiços de centeio cobertos com purê de abacate;
- Pipoca estourada com pó de canela;
- Fatias de baguete integral coberta com salsa caseira feita de tomate picado e cebola roxa, alho e coentro;
- Palitos de aipo cheios de algumas colheres de hummus;
- Tigela de salada coberta com 1 ovo cozido.