O que colocar na dieta do dia a dia para acabar com o cansaço?

O que você come vai te dar um gás a mais para encarar a semana, sem precisar apelar para litros de café

Estamos na primeira segunda-feira pós-Carnaval e tem gente ainda se recuperando da folia. Para quem mora em São Paulo ainda há um fator a mais para bater aquela preguiça: o clima friozinho em pleno março. E agora, como acabar com o cansaço e encarar a semana? 

Foto: shutterstock
Preguiça em plena segunda-feira? O que você come pode te ajudar a acabar com o cansaço e encarar melhor a semana

A primeira opção pode ser se acabar em litros e litros de café para acordar , mas o exagero na bebida não é nada bom para a saúde e o bem-estar. Entretanto, há uma lista de bons alimentos que ajudam a acabar com o cansaço . Saiba quais são e por que incluí-los na dieta a partir de hoje! 

1. Abacate

Foto: shutterstock
Abacate é um fruta completa que dá energia e ainda pode ajudar a emagrecer

Está aí a energia que você precisa para começar a semana! Muitos temem essa fruta porque ela é bastante calórica, mas, como ressalta Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em em fitness e estilo de vida com uso de inteligência artificial, ela também é fonte de gorduras boas e outros nutrientes.

O abacate contém, por exemplo, ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que combatem o colesterol ruim, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a absorver outros nutrientes. Ainda é fonte de proteína, mais do que a maioria das frutas. 

Toda essa combinação faz do abacate o topo da lista dos alimentos para acabar com o cansaço, já que o corpo precisa de carboidratos, gorduras e proteínas para uma energia sustentável. Se incluído de forma adequada no dia a dia, sem exageros, vira até um aliado para quem quer perder peso

2. Maçã

Foto: shutterstock
Maçã ajuda a fazer uma faxina no organismo por conter itens como fibras, potássio, vitamina B6 e pectina, que ajuda no controle glicêmico e no colesterol

O corpo também precisa de açúcar, e as maçãs são ricas em frutose, que segundo a especialista é o açúcar preferido pelo nosso organismo. "Ainda que comer uma maçã não dê o impulso inicial normalmente fornecido por uma xícara de café, a fruta vai fornecer uma quantidade constante de energia para o cérebro e corpo por mais tempo", compara Liora. 

3. Grãos germinados

Foto: shutterstock
Grãos integrais, como aveia, ficam ainda melhores na versão germinada

Segundo a especlista, grãos germinados são grãos integrais, como aveia ou trigo sarraceno, que foram encharcados e deixados germinar. Só pelo fato de ser um grão integral ele já é bem-vindo por aqui, já que, ao consumi-lo, há uma liberação mais lenta de açúcar no sangue do que em casos de alimentos feitos com farinha branca. Essa lentidão evita que se tenha aquela sensação de sono e preguiça logo depois de comer. 

Você viu?

Para completar, o fato de serem grãos germinados facilita a absorção de nutrientes. Com isso, explica Liora, as vitaminas B, vitamina C e o ácido fólico ficam mais facilmente acessíveis ao organismo. 

4. Macadâmia

Foto: Carl Davies / Commons
Macadâmia também é fonte de carboidrato, proteína e gordura boa

Essa noz segue a mesma lógica do abacate pois contém gorduras boas, proteínas e carboitrados. E o cuidado com a quantidade é o mesmo do caso da fruta, já que um punhado de macadâmia tem enre 160 e 200 calorias - bastante coisa! 

5. Mirtilos

Foto: Pixabay/Creative Commons
Mirtilo é rico em antioxidantes, vitaminas C e E, além de fibras

Essas frutinhas estão cada vez mais populares por aqui e também ajudam a acabar com o cansaço. Elas são fonte de manganês, um elemento químico frequentemente encontrado em minerais combinados com ferro, que desempenha um papel importante na assistência a determinadas atividades metabólicas no corpo – sendo uma delas a conversão de carboidratos e gorduras em energia. 

6. Matcha

Foto: Divulgação/Grings Alimentos Saudáveis
Matcha tem ainda mais benefícios que o chá verde e cabe em diversas receitas, até no brigadeiro

No campo das bebidas, uma opção bem mais eficaz que o café é o matcha . Ele é da família do chá verde, mas contém ainda mais benefícios que a bebida, já que a versão moida da folha inteira. 

"Ao comparar com o café, a cafeína no matcha é absorvida bem mais devagar, dando um impulso de energia sustentado e não apenas um pico. É a combinação de cafeína e l-teanina, um aminoácido raro, que resulta em efeitos como o aumento da concentração e da atenção", detalha a especialista em bem-estar. 

7. Couve

Foto: shutterstock
Couve pode ser feita refogada, entrar no suco ou em diversas receitas

Segundo Liora, temos aqui é excelente aliado do cérebro, já que "a couve é uma das fontes de nutrientes mais ricas da terra, repleta de vitaminas e minerais essenciais de que cérebro precisa". Ela ainda é uma fonte de ferro e, sem esse nutriente, os sinais de fagida e cansaço ficam ainda mais evidentes no corpo. 

Para aumentar a absorção de ferro, a orientação da especialista é consumir a couve com uma fonte de vitamina C, como o suco de limão, por exemplo. "Eles podem combinar em um suco verde, ou em um pesto de couve para temperar diversos pratos", sugere. 

8. Macarrão Shirataki

Foto: Pixabay
Macarrão Shirataki é uma opção de massa levíssima para sua dieta

Para fechar a lista de alimentos que ajudam a acabar com o cansaço , um item menos conhecido, mas que nem deixa a sensação de moleza aparecer. Esse macarrão é feito à partir de glucomanano, uma fibra que vem da raiz da planta de konjac que cresce no Japão, e composto por 97% de água. Com isso, é pouco calórico e ainda não traz aquela sensação de preguiça comuns após comer um prato de massa tradicional.