Ter uma dieta saudável não se resume a apenas consumir alimentos e bebidas que, tradicionalmente, fazem bem à saúde. Frutas, peixes, chá, pão e outros alimentos têm propriedades nutritivas que colaboram com o bem-estar, mas é importante se atentar na forma de consumo e, com isso, evitar os riscos que podem causar.

Leia também: Com exercícios pós-parto, mãe perde 23 kg em 8 meses: "Sofria ao comprar roupa"

Seis dicas para ter uma dieta mais saudável e aproveitar o máximo dos alimentos
shutterstock
Seis dicas para ter uma dieta mais saudável e aproveitar o máximo dos alimentos


O modo como preparar os alimentos e bebidas faz toda a diferença em uma dieta saudável para não causar riscos à saúde. O site The Sun, por exemplo, afirma que um estudo recente revelou os perigos de beber chá ou café quente, visto que podem duplicar o risco de desenvolver câncer.

Isso ocorre porque a água quente irrita a parte interna da boca e a garganta, o que aumenta a possibilidade de surgirem tumores no esôfago.

Além desses, outros alimentos e bebidas podem prejudicar o bem-estar no caso de serem preparados da maneira errada. Veja a lista e saiba como ter uma dieta mais saudável - e com isso perder peso e entrar em forma - de acordo com a nutricionista Amanda Ursell, do The Sun, e outras dicas:

Como ter uma dieta saudável de fato - dica #1: evite pele de salmão

É bom evitar comer a pele do salmão
shutterstock
É bom evitar comer a pele do salmão


O salmão é um peixe oleoso e rico em ômega 3, que tem como característica ajudar na vitalidade do coração e melhorar o aspecto dos cabelos e da pele. Além disso, alguns estudos relacionam o ômega 3 e os ácidos graxos presentes no peixe à perda de peso. Eles podem acelerar o metabolismo e, com isso, ajudar quem quer emagrecer

Porém, para aproveitar ao máximo, é importante ter o cuidado de selecionar quais partes se deve comer. A pele do salmão, por exemplo, contém dioxina, uma substância tóxica que pode, inclusive, causar câncer. Por isso, Amanda não recomenda o consumo desta parte do corpo do peixe.

Além disso, ela indica escolher sempre o salmão que estive na cor rosa claro e evitar o consumo do peixe escuro.

Como ter uma dieta saudável de fato - dica #2: coma as cascas

Reaproveite as cascas de batatas e cenouras
shutterstock
Reaproveite as cascas de batatas e cenouras


A casca da cenoura contém beta-caroteno e ele ajuda a proteger a pele dos raios UV, que são prejudiciais. Portanto, é importante não descartar as cascas da verdura na hora de consumi-la.

Outro fator para não abrir mão da casca da cenoura é que nela se concentra vitamina C e vitamina B, essenciais para manter o sistema imunológico saudável e em pleno funcionamento.

Para evidenciar ainda mais a importância das cascas, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, explicam a relevância dessa parte também nas batatas. De acordo com eles, a casca desse alimento contém fibras, ferro e vitaminas, até mais que o interior dela.

Leia também: 10 receitas com chia para turbinar a sua dieta e te ajudar a emagrecer

Portanto, nada de descascar todos os alimentos. Faça a higiene correta das cascas e as mantenha. Que tal uma batata assada com a casca? 

Como ter uma dieta saudável de fato - dica #3 : nada de chá no café da manhã

É bom não tomar chá durante a manhã
shutterstock
É bom não tomar chá durante a manhã


Tomar chá pela manhã? Melhor não! Os chás não são indicados quando se opta por tomar um café da manhã com ovos, pão e cereais, por exemplo. A substância que dá cor ao chá não permite que esses alimentos transmitam a quantidade de ferro que o corpo precisa, prejudicando seu pleno funcionamento.

Como ter uma dieta saudável de fato - dica #4: evite torrada queimada

Torrada queimada é prejudicial à saúde
shutterstock
Torrada queimada é prejudicial à saúde


Uma torrada bem escura pode ocasionar em problemas de saúde, visto que, alimentos com pedaços queimados são associados ao câncer. Sendo assim, escolha comer uma torrada mais amarela para não ter problemas no futuro.

E se a ideia é perder peso , invista ainda em pães integrais, que trazem saciedade por mais tempo e são mais nutritivos que aqueles feitos de farinha branca. 

Quer uma torrada ou pão na chapa? Além de tomar o cuidado de não ultrapassar o ponto e queimar o pão, faça a melhor escolha no acompanhamento. Uma sugestão é trocar a margarina pela manteiga ou até usar manteiga ghee

Como ter uma dieta saudável de fato - dica #5: atenção à temperatura do azeite

Óleos e azeites em alta temperatura fazem mal
shutterstock
Óleos e azeites em alta temperatura fazem mal


Dietas com muito azeite, como a mediterrânea, são ditas como as mais saudáveis, porém é importante ter muito cuidado. Esquentar óleo ou azeite em altas temperaturas é um risco de causar sérios danos à saúde.

Uma boa ideia para usar esses alimentos é no tempero saladas e vegetais, pois isso colabora com a manutenção de seus antioxidantes.

Leia também: 5 motivos para não ter mais medo da gordura - até se você quer emagrecer

Como ter uma dieta saudável de fato - dica #6: coma bananas verdes

É importante comer bananas verdes
shutterstock
É importante comer bananas verdes


Banana verde faz muito bem! Quanto mais verde for a fruta, menor é seu índice glicêmico, ou seja, o aumento de açúcar no sangue ocorre de forma mais lenta em comparação com outros alimentos. Além disso, ela coopera para que o corpo produza a insulina necessária.

No final, os alimentos com menores índices glicêmicos também fazem com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo, mais um ponto positivo na dieta saudável de emagrecimento. 

Como ter uma dieta saudável de fato - dica #bônus: escove os dentes na hora certa

Evite escovar os dentes logo após as refeições
shutterstock
Evite escovar os dentes logo após as refeições

Até o momento que você escova os dentes pode influenciar para ter uma dieta saudável  ou não. Parece besteira, mas é recomendado que se espere, pelo menos, meia hora para escovar os dentes após uma refeição.

Isso porque alguns alimentos, como a laranja e o kiwi, combinam ácido e açúcar, e essa união pode debilitar o esmalte dos dentes. O ideal, segundo a Fundação Oral Health, é apenas lavar a boca com água depois de ingerir alimentos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!