Comer açúcar te deixa mesmo mais feliz?

Segundo pesquisa recente, a resposta é não. Cientistas ainda dizem que nem mesmo é possível afirmar que o ingerir açúcar dá mais energia

Quem nunca comeu chocolate ou qualquer outro doce no fim do dia para aliviar as tensões do trabalho ou amenizar a ansiedade? É comum associar que comer açúcar traz felicidade e que aumenta os picos de glicose no sangue, aumentando a energia e dando aquela animada.

Leia também: Afinal, açúcar vicia ou não?

Foto: shutterstock
Pesquisadores revelam que, ao contrário do que se imagina, começar açúcar não está associado ao prazer ou felicidade

No entanto, um estudo recente publicado no Neuroscience & Biobehavioral Reviews desmistificou essa ideia e provou que, não, comer açúcar não está associado ao prazer ou felicidade.

A pesquisa  teve como objetivo analisar os impactos do ingrediente no comportamento das pessoas. Para isso, reuniu 31 artigos sobre o assunto que incluem tópicos como alerta, raiva, depressão, vigor, ansiedade, contentamento, confusão e fadiga.

Os pesquisadores consideraram o tipo, a quantidade e as atividades físicas e mentais realizadas pelos participantes após o consumo de açúcar.

Leia também: Substituir o açúcar por esses itens vai deixar a sua dieta muito mais saudável

Após a análise, descobriu-se que comer ou beber açúcar não gera impactos positivos no humor ou no comportamento, mesmo que o consumo seja voltada para a prática de atividades físicas. Ou seja, aquela desculpa para comer um docinho depois de um dia difícil não faz mais sentindo.

Não, comer açúcar não traz felicidade

Foto: shutterstock
O estudo também quebra o mito de que a ingestão de alimentos açucarados são um combustível rápido de energia

Para os pesquisadores, associar o açúcar à felicidade é um mito cultural. “A ideia de que o açúcar pode melhorar o humor tem sido muito influente na cultura popular, tanto que pessoas de todo o mundo consomem bebidas açucaradas para se tornarem mais alertas ou combatentes", fala o líder da pesquisa, Konstantinos Mantantzis, da Universidade Humblodt, Berlim.

Você viu?

Além disso, o estudo alerta para produtos que são considerados grandes fornecedores de energia, como as bebidas isotônicas e a maltodextrina – muito consumida por atletas que precisam de alto rendimento.

Leia também: Jennifer Lopez faz desafio da dieta sem açúcar e zero carb; tática vale a pena?

Para uma das autoras do estudo, Sandra Sünram-Lea, da Universidade de Warwick, Inglaterra, as descobertas indicam que bebidas e alimentos açucarados não oferecem um combustível rápido de energia para fazer com que as pessoas se sintam mais alerta.

Nesse sentido, ao invés de proporcionar benefícios relacionados à disposição, existem mais efeitos negativos ao comer açúcar. De acordo com os pesquisadores, é mais provável que aconteça uma queda no estado de alerta e maior fadiga.

Sem contar que sabemos que os produtos açucarados são cheios de calorias e, além de não trazer benefícios, ainda podem engordar e, com isso, atrapalhar a dieta e os planos de emagrecer. 

Alimentos que melhoram, sim, o humor

Foto: shutterstock
Banana está na lista dos alimentos ricos em triptofano e contribuem para uma melhora no humor

Por outro lado, há uma lista de alimentos bem mais saudáveis reconhecidos por médicos e nutricionistas como itens que contribuem melhorar o humor. No geral, são alimentos ricos em triptofano , um composto que ajuda a estimular a produção de serotonina. Com esse neurotransmissor em dia e em boa quantidade, a tendência e se sentir mais feliz. 

Há também aqueles que estimula a produção de dopamina, conhecida por ativar o chamado sistema de recompensa do cérebro, responsável, por exemplo, pela sensação de prazer. 

O melhor é que são alimentos naturais e que até ajudam na dieta de quem quer perder peso ou busca uma alimentação mais saudável. Portanto, se a ideia é ficar feliz, ao invés de comer açúcar , invista nesses itens: