Se você está pensando em adotar uma nova dieta, cuidado com a conhecida Dukan. Segundo o relatório anual US News and World Report
, essa é a pior opção.
Em um total de 41 sugestões, a Dukan ficou em último lugar no ranking que elege as melhores dietas a serem seguidas divulgado essa semana e liderado pela dieta mediterrânea . Entre os motivos para um desempenho tão ruim estão o excesso de regras, a rigidez no cardápio e a grande quantidade de proteínas que devem ser ingeridas nesse plano alimentar.
O que é a dieta Dukan?
Segundo dados do relatório, elaborado por um corpo de jurados composto por especialistas em doenças do coração e diabetes, nutrição, dieta, psicologia e obesidade, nessa dieta a quantidade de calorias ingeridas não é a chave para o emagrecimento, mas, sim, o volume de proteínas .
Os seguidores da dieta criada por Pierre Dukan defendem que as proteínas trazem mais saciedade, levam mais tempo para ser digeridas e tem menos calorias que os carboidratos. Para completar, a ideia é eliminar e depois limitar a ingestão de carboidrato, fazendo com que o corpo busque outra fonte de energia, nesse caso as gorduras.
Além das mudanças no cardápio é preciso deixar o sedentarismo de lado. A dieta prevê que se faça 20 minutos de exercícios físicos no começo, depois passe para um período de 30 a 60 minutos. Em seguida, a atividade física pode ser reduzida para 25 ou 20 minutos. Livros e programas especializados na dieta indicam quais exercícios podem ser feitos.
O programa ainda promete eliminar cerca de 4 kg logo na primeira semana e seguir emagrecendo de 1 a 2 kg a cada semana até que o peso ideal seja atingido.
Problemas da dieta Dukan
Em uma escala de 0 a 4, esse plano alimentar e de emagrecimento ficou com a nota geral de 1.9 no ranking dos especialistas norte-americanos. Ele até apresenta resultados no curto prazo e, nesse quesito, tirou 3.2 de nota. Entrentanto, ganhou apenas 2 para emagrecimento no longo prazo e alimentação saudável.
Na prática, a dieta foi considerada pelos jurados bem difícil de ser seguida, somando somente 1.4 nesse quesito. Para aumentar o consumo de proteínas e reduzir o de carboidratos é preciso seguir diversas regras e algumas fases. E aí começa a complicação.
Leia também: Quais as 10 dietas mais famosas no Google e seus perigos para a saúde?
Por exemplo, a primeira fase é chamada de "ataque" e, nela, você só pode comer proteína. Na fase seguinte, a "cruzeiro", só são permitidos alguns vegetais em alguns dias da semana. Depois, na "consolidação", você poderá voltar a comer coisas que não via há muito tempo, como queijo ou pães. Só então é possível alcançar a fase "estabilização permanente", na qual é permitido comer de tudo, mas com moderação.
O problema é que as etapas até são curtas, mas são extremamente restritivas e, com isso, há o risco de ter um cardápio deficiente em diversos nutrientes essenciais para o organismo. Também não é nada fácil adotar regras tão rígidas assim, como ressaltam os especialistas que elaboraram o ranking.
Leia também: Afinal das contas, como seguir uma dieta realmente saudável?
Além disso, a ingestão de proteína acaba sendo alta, maior do que os profissionais e orgãos de alimentação costumam indicar.
A Dukan até pode resultar no emagrecimento rápido , afinal há um corte significativo nos alimentos ingeridos logo no começo, mas saiba que pode ser difícil manter o peso com tantas restrições. Na dúvida do que fazer para buscar o corpo que considera ideal e uma alimentação saudável, o indicado é procurar um especialista e montar um plano personalizado de acordo com seu dia a dia e objetivos.