Simulador de escada é ótimo para queimar calorias, mas é preciso tomar cuidado

Em apenas meia hora é possível perder cerca de 400 calorias, mas caso o exercício seja feito de forma errada há risco de dores ou até mesmo lesão

O simulador de escada é um ótimo aparelho para quem busca perder peso , afinal de contas, em apenas meia hora é possível perder cerca de 400 calorias dependendo do condicionamento de cada pessoa, como explica a profissional de educação física Tais Teixeira, da rede de academias Bio Ritmo. “Em uma caminhada na esteira ou na bicicleta você queimaria cerca de 200 calorias, mais ou menos a metade do simulador e no mesmo tempo." 

Leia também: Subir escadas é opção para ganhar condicionamento e perder peso

Inclinar o tronco para frente é o erro mais comum na hora de realizar exercícios aeróbicos em um simulador de escada
Foto: Shutterstock
Inclinar o tronco para frente é o erro mais comum na hora de realizar exercícios aeróbicos em um simulador de escada

O problema é que em pouco tempo a frequência cardíaca já sobe bastante com o simulador de escada , e o cansaço é quase que inevitável. Desta forma, o cuidado com a postura pode ficar em segundo plano, e aí os benefícios podem se tornar “dor de cabeça”.

Tais conta que o erro mais como é inclinar o troco para frente. “Pelo cansaço, as pessoas literalmente se jogam, arredondando a coluna, e se apoiam sobre os braços, sobrecarregando a cervical e lombar. As mãos devem ser apenas para apoiar. É muito comum observar esse erro que também faz com que tencione ombros e pescoço, podendo assim causar dores na região do pescoço.”

Deixar de cuidar da postura ao subir os degraus também pode sobrecarregar alguma articulação do corpo, gerando possíveis dores e/ou lesões. O correto, como explica a profissional de educação física, é manter o tronco alinhado, olhando para frente.

Outros cuidados com o simulador de escada

Foto: Shutterstock
Em comparação com a escada fixa, o simulador de escada promove maior gasto calórico, por isso é tão buscado

Quem quer fazer essa atividade aeróbica  também precisa tomar alguns cuidados em relação à pisada, velocidade da troca de degraus, ritmo do exercício e até mesmo uso de celular. Confira as dicas de Tais:

  • Pisada correta: o indicado é primeiro tocar o degrau com a ponta do pé e depois o calcanhar, mantendo joelhos na largura do quadril. “O ideal é pisar no primeiro degrau porque esse simula a altura de um degrau de escada normal e não sobrecarrega articulação do joelho ou quadril. Quando não se tem nenhuma lesão, pode-se fazer na segunda altura, subindo de dois em dois, o que aumentará a ativação dos glúteos.”
  • Velocidade do aparelho: “Cuidado para não cair quando estiver acelerado, ter atenção onde pisa e como pisa. Procure apoiar maior região dos pés nos degraus”
  • Ritmo do exercício: “Começar devagar e aumentar o ritmo gradativamente, respeitando sua frequência cardíaca de treino e a frequência cardíaca máxima. Quando for subir e descer, apoiar as mãos nas barras laterais e sempre desligado, nunca em movimento.”
  • Uso de celular: como é uma atividade em que o corpo não se mexe tanto, muitas pessoas acabam usando o celular durante o exercício, e a especialista não vê problema nisso, desde que o aluno consiga manter a postura alinhada e em um ritmo mais lento para não ter risco de cair. “Desta forma não vejo problema. Eu inclusive uso para me distrair.”

Qualquer pessoa pode fazer?

Foto: Shutterstock
Apesar de ser uma boa atividade para perder peso, o simulador de escada não é indicado para todas as pessoas

Vale lembrar que antes de testar o simulador de escada, assim como qualquer atividade física nova, é importante ter certeza de que você está liberada para esse tipo de estímulo. Tais alerta que quem sofre com doença cardíaca precisa tomar cuidado porque a frequência sobe rápido, então pode ser melhor buscar outro exercício.

O simulador também é contraindicado para pessoas com problemas articulares como condromálacia patelar, que é um tipo de desgaste no joelho, pois subir escada por um longo período pode forçar a região causando dores.

Leia também: Qual o melhor pré-treino para a musculação? E o que comer antes do aeróbico?

Da mesma forma, quem tem problemas de labirintite e/ou vertigem não deve fazer o simulador de escada , pois pode desequilibrar e cair. “Sempre bom consultar um médico especialista e se ele liberar, ok.”