Você posta muitas fotos na academia? Se sim, é melhor ficar atento. Uma pesquisa feita por psicólogos da Brunel University London entrevistou cerca de 500 usuários do Facebook e traçou o perfil psicológico de quem tem esse costume. Para os especialistas, quem posta muitas fotos na academia, além de ter grande necessidade de atenção, tende a ser narcisista.
Leia também: Tênis e vestido de noiva: academia é palco para casamento nos Estados Unidos
Os registros do treino, que geralmente recebem muitas curtidas e comentários, nem sempre agradam os seguidores. De acordo com a professora Tara Marshall, uma das responsáveis pelo estudo, é bom não acreditar em tudo. Às vezes, quem interage só está sendo educado e não têm coragem de dizer que a pessoa está passando dos limites com as fotos na academia .
"Eles (seguidores) podem estar oferecendo apoio, mas secretamente reprovando essa exibição egoísta", alertou a psicóloga. Outro aspecto observado na pesquisa, trata-se da atualização do status de relacionamento nas redes sociais. Quem altera a ferramenta com frequência e posta muitas selfies com o parceiro, geralmente sofre de baixa autoestima.
Leia também: Quais fotos geram mais interesse em aplicativos de namoro? Estudo responde
A pesquisadora ressaltou ainda que o problema é tão grave que existem pessoas dispostas a pagar por isso e, ao receberem poucas curtidas, sentem-se excluídas pela sociedade. "Os narcisistas atualizam suas realizações motivados pela necessidade de atenção e essa quantidade de curtidas e comentários indica que a ostentação pode ser reforçada", explicou.
Não são só as fotos na academia: postar o prato de salada também é um problema
Entre os perfis analisados, uma característica em comum foi encontrada nos narcisistas. Muitos postam fotos de seus pratos de salada, sucos detox e vídeos de prática de exercícios. O objetivo, segundo o estudo, é mostrar aos amigos que existe preocupação e muito esforço girando em volta dessa intensa busca pelo "corpo perfeito".
Leia também: Postura em fotos pode afetar popularidade em aplicativos de namoro, diz estudo
Conscientizar quem exagera com as fotos na academia é o caminho mais ideal para evitar problemas maiores. A equipe da professora Tara Marshall, inclusive, pretende iniciar estudos adicionais para entender se essas pessoas correm o risco de perderem amizades, além de analisar com mais detalhes respostas a tópicos específicos de atualização de status e quem, de fato, os atualiza.