O feriadão passou e você, que não é de ferro, aproveitou para se divertir com amigos e família e acabou descuindo da alimentação. É normal exagerar nos petiscos e nas besteirinhas nos dias de folga e o corpo pode reclamar depois. E agora, o que fazer para desinchar?
Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar, explica que é comum se sentir inchado depois do consumo excessivo de carboidratos refinados e de fácil absorção e de sódio. Isso contribui para a retenção de líquido. E esses itens estão presentes justamente nas comidinhas típicas de um dia de folga, como pães, massar, bebidas açucaradas, doces e cervejas. Há quem tenha esssa sensação também depois de comer feijão, vegetais como couve e brócolis e laticínios. Lembra da pizza com bastante queijo do final de semana? Agora vale lanchar mão de alimentos que ajudam a desinchar.
Leia também: 5 coisas para fazer e 6 que deve evitar para acabar com a retenção de líquido
O especialista ensina três receitas que vão contribuir para que o corpo elimine o líquido que pode ter ficado retido com os dias de exageros. Veja os detalhes:
1. Sopa Thai
Essa receita leva frango e curry e por isso tem um toque oriental. Segundo Polesso, como não leva ingredientes que provoquem ainda mais retenção de líquido, é ideal nesse momento, para ajudar o corpo a "entrar nos eixos".
Você vai precisar de:
- 1 lata de leite de coco integral (aprox. 250ml)
- 3 a 4 colheres de chá de pasta de curry verde (ou curry em pó)
- 300g a 400g de peito de frango em cubos
- 1 pepino cortado
- Legumes da preferência cortados em cubos(sugestões: cenoura, couve-de-folhas, ervilhas, espinafre)
- Sal e pimenta
- Orégano ou manjericão a gosto
Comece aquecendo o leite de coco em uma panela em fogo médio alto. Antes de levantar fervura, dilua o curry (em pó em pasta) no líquido. Quando o leite estiver começando a ferver, adicione o frango em cubos e a cenoura fatiada. Diminua o fogo quando o frango estiver cozido e adicione os demais legumes e temperos. Não deixe cozinhar demais os legumes para não perder a crocância. Sirva em seguida.
2. Tortillas de carne
Esse prato, segundo Polesso, contém ingredientes ajudam a manter os níveis de insulina sob controle. Além disso, tem uma baixa quantidade de carboidrato.
Para as tortillas:
- 60 ml de água
- 2 ovos inteiros
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá de suco de limão
- 2 colheres de chá de farinha de coco
- 1/4 colher de chá de fermento
- 1/2 colher de chá de cominho
- 1/4 colher de chá de chili em pó (ou outra pimenta de preferência)
Misture a água, ovos, azeite de oliva e suco de limão em uma vasilha. Em outro recipiente, misture a farinha de coco, fermento, cominho e chili. Acrescente a primeira mistura aos poucos, mexendo bem.
Aqueça frigideira em fogo médio alto com um pouco de azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco, coloque um pouco da mistura até que a tortilha fique do tamanho desejado. Cuidado para não colocar uma camada muito grossa de massa. A tortilla deve ser fininha. Deixe fritar por 1 minuto, então coloque uma tampa e cozinhe por mais um minuto. Vire a tortilla e repita o processo.
Para o recheio:
- 450g de carne moída
- 1 colher de sopa de chili em pó (ou outra pimenta)
- 1 colher de chá de cominho
- 1/4 colher de chá de cebola em pó (ou um pouquinho de cebola picada)
- 1/4 colher de chá de alho em pó (ou meio dente de alho picado)
- 1/2 colher de chá de orégano
- 1/2 colher de chá de páprica
- Sal e pimenta a gosto
Tempera a carne com os ingredientes e prepare até o ponto de sua preferência. Depois, use como recheio das tortillas.
3. Wok especial
Para fechar, terceira ideia do especialista volta para a cultura asiática. E aqui o cuidado é com o modo de preparo. Como a ideia é acabar com a retenção de líquido, além de legumes e ingredientes leves, o preparo não leva molho de soja como pede e receita tradicional. Esse item tem muito sódio e pode inchar ainda mais.
Você vai precisar de:
- 500g de peito de frango em cubos (ou bife de carne vermelha em tiras, pedaços de peixe, camarões, frutos do mar no geral, ovos de codorna)
- Mix de legumes frescos e cortados da sua escolha (sugestões: ervilhas, espinafre, aspargos, cenouras, quiabo)
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de gengibre picado
- 2 colheres de chá de óleo de coco (ou azeite de oliva)
- Sal e pimenta a gosto
- Temperos adicionais sugeridos: curry, páprica, açafrão, canela, pimenta caiena.
Tempere o frango ou a proteína escolhida com sal, pimenta, alho picado e gengibre. Escolha uma gordura saudável e comece o preparo em uma frigideira no fogo médio - você pode usar azeite, óleo de coco ou manteiga. Coloque a cebola e frite um pouco. Depois, coloque a proteína e só adicione os demais legumes depois de a carne começar a cozinhar. Se for necessário, coloque mais gordura. Vá misturando e adicione os demais temperos. O prato está pronto quando a carne atingir o ponto desejado. Sirva em seguida.
Essas receitas ainda ajudam a desinchar por contar com itens termogênicos , como temperos e pimentas, aceleram o metabolismo. Além disso, são ideias saborosas de incluir legumes e vegetais na alimentação.