Exagerou no feriado? Veja lista com dietas para emagrecer, dicas e alertas

Há sempre uma dieta da moda ou fórmulas milagrosas, mas o que é possível fazer para recuperar os "estragos" de um feriado de forma saudável?

Mais um feriadão acabou e chegou a segunda-feira, o dia oficial de começo de dieta. E se você exagerou na folga, aproveitou para jantar fora e comer guloseimas (tudo bem, nós também aproveitamos por aqui), e agora pretende recuperar a boa forma e o ritmo de malhação, quais as dietas para emagrecer que você pode seguir? 

Leia também: Termogênico acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, mas requer cuidados

Foto: shutterstock
Quais dietas para emagrecer você pode fazer depois dos exageros de um feriado?


Separamos uma lista com dietas para emagrecer que já deram o que falar aqui no iG e também algumas dicas e alertas para te ajudar a entrar em forma de maneira saudável. Veja os detalhes e escolha o caminho que mais combine com você. E vale sempre lembrar: procure um médico ou nutricionista antes de começar uma dieta. O profissional será capaz de montar um cardápio individualizado, de acordo com as suas necessidades e seus objetivos. 

Opções de dieta

Dietas da moda e algumas mais radicais até fazem com que a pessoa tenha um resultado rápido. Entretanto, é preciso ter cuidado para não ganhar peso de novo depois do período da dieta. Esse é o caso da famosa dieta detox

Nela, a promessa é enxugar até três quilos em três dias de restrições alimentares. Os alimentos permitidos são os naturais - muitos legumes e verduras - e aqueles que ajudam o corpo a eliminar toxinas. O suco verde é o queridinho desse tipo de alimentação e pode ser feito com ingredientes como couve, gengibre e hortelã. Dessa lista, a couve agrega valor nutricional à bebida sem alterar o sabor, e o gengibre é um exemplo de termogênico. 

Entretanto, como essa dieta corta muita coisa do cardápio, não pode ser seguida por mais tempo, ou a pessoa terá deficiência de nutrientes. 

Leia também: Nutróloga monta cardápio para um Detox de 72 horas

Outra dieta restritiva é aquela que ficou conhecida como Dieta da Beyoncé . A cantora chamou a atenção com suas curvas e excelente forma em um baile de gala em 2015 e todo esse burburinho tornou o regime conhecido.

Ele foi criado por Marco Borges, fisiologista e personal de trainer da diva pop e de outras famosas, e defende que são necessários 22 dias para que você se adapte a um novo estilo de alimentação, muito mais natural e saudável, e entre em forma. É a "Revolução dos 22 dias". 

A ideia é seguir um cardápio vegano e comer alimentos como legumes, verduras, frutas, sementes e proteínas vegetais. Nada que é industrializado ou de origem animal é permitido.

Leia também: Ela perdeu medidas com a"dieta da Beyoncé": "Em 3 dias já senti a diferença"

Ainda na linha das famosas, a forma como a atriz Deborah Secco recuperou o corpo depois do nascimento da primeira filha reviveu uma discussão: o que vale mais, comer de três em três horas ou fazer jejum? Com isso, a ideia do jejum intermitente ganhou forças. 

Após a gestação, Deborah falou que chegou a ficar 23 horas sem comer  e que no momento das refeições poderia o que o que quisesse, contanto que fosse "planta ou bicho". A ideia faz sentido, já que as proteínas das carnes trazem uma sensação de saciedade por mais tempo, tornando mais fácil o hábito de espaçar as refeições. 

Entretanto, mais uma vez é preciso acompanhamento e orientação médica para não exagerar no jejum e também não excluir nutrientes importantes do cardápio. 

Muita gente pensa que a forma mais indicada e rápida para recuperar a boa forma depois de exagerar em uma folga ou feriado é cortando carboidratos. E uma das dietas para emagrecer que se encaixa nesse conceito é a Low Carb

Como o nome diz, a ideia é reduzir a ingestão de carboidrato. Mais uma vez, a base da alimentação é de produtos naturais e nada de industrializados. Os carboidratos simples, como pão branco, dão lugar aos complexos, como aqueles feitos com farinhas integrais e alguns legumes, como batata doce e mandioca. 

Com essa trocas, há uma perda de peso porque itens como corantes e conservantes serão excluídos e entraram no lugar alimentos que dão saciedade e de baixo índice glicêmico (aqueles que não produzem picos de açúcar no organismo. Esses picos podem resultar em acúmulo de gordura). 

Se seguida corretamente, a low carb vira um hábito e pode fazer parte da rotina da pessoa. Veja todos os detalhes e o cardápio low carb para uma semana  e mais dicas. 

Sabotadores da dieta

Além de pensar em uma dieta, vale tomar alguns cuidados, seja para se recuperar depois de "enfiar o pé na jaca" em um feriadão ou folga, seja para manter a alimentação saudável. Alguns itens que parecem magrinhos podem, na verdade, ser grandes sabotadores no seu caminho para emagrecer. 

Muitos nutricionistas e médicos condenam bebidas como os refrigerantes zero ou light. Há quem diga que ele até pode ser consumido, por exemplo, por aquela pessoa que é viciada na bebida e está tentando mudar o hábito. Nesse processo, pode passar da versão normal para a light e, depois, parar de vez. 

Um estudo recente coloca mais um ponto negativo  nos refrigerantes light ou diet. Além de não agregar nutrientes a seu cardápio, ele pode fazer você engordar por influenciar seu metabolismo, deixando o mais lento.

Outro estudo mostra que a até a água com gás pode ser uma vilã para quem quer emagrecer . Segundo pesquisadores da Birzeit University, da Palestina, o dióxido de carbono faz com que se sinta mais vontade de comer e, com isso, há um risco mais de exagerar nas porções.

A melhor opção parece ser mesmo a água mineral. Até os sucos naturais podem atrapalhar a dieta. Além de ter a tentação de colocar açúcar na bebida, ao transformar a fruta em suco há o risco de perder nutrientes. Se puder, consuma a fruta inteira, inclusive com a casca, para evitar desperdiçar fibras e vitaminas.

Também vale tomar cuidado com os falsos magros. A barrinha de cereal que está ali na prateleira do supermercado pode ser a opção ideal para o lanche da tarde? Pois é, nem sempre. Muitos desses produtos são carregados de açúcar e aditivos. Ao optar por esse item, fique atenta ao rótulo. Se o primeiro ingrediente que aparecer for açúcar, desista da ideia. Isso significa que o que em maios quantidade naquela embalagem é açúcar, e não cereal. O mesmo vale para produtos como granola e cereais matinais.

Mexa-se!

E que tal aproveitar que pretende começar uma das dietas para emagrecer e também investir em uma atividade física? Ou retomar a academia depois dos dias de folga? Manter uma rotina de exercícios faz bem para a saúde e para a boa forma. Para completar, veja dicas de exercícios que liquidam muitas calorias .