Aromas que trazem bem-estar: dicas para relaxar, acordar e estimular o parceiro

Um cheiro agradável ou o aroma certo podem ajudar em diversos momentos do dia e trazer aquela sensação de bem-estar. Veja como escolher

Os aromas certos têm propriedades terapêuticas e podem mexer com você, trazendo uma sensação de relaxamento ou até ajudando a despertar naqueles dias de preguiça. Cada fragância é responsável por uma sensação. 

Leia também: Saiba qual o tipo de massagem para relaxar mais indicado para você

Aromas podem provocar diversas sensações. Veja como usá-los para seu bem-estar
Foto: shutterstock
Aromas podem provocar diversas sensações. Veja como usá-los para seu bem-estar


Além disso segundo a especialista Nayana Pedreira, há aromas indicados para o ambiente de trabalho e outros perfeitos para casa. Ela faz uma lista com as fragâncias ideais para cada momento. Veja os detalhes: 

1. Adeus, sono

Quando o sono parece ser seu maior inimigo, aposte em cheiros como cravo, canela, pimenta e baunilha. Segunso Nayana, essas opções ajudam a despertar. 

2. Para aquele ânimo a mais

Se ainda quiser revigorar e ter mais ânimo para encarar as tarefas do dia, use também gengibre ou alecrim. Para ter melhores resultados, fiquem em ambientes bem-iluminados e com cores mais fortes. A luz do sol é um ótimo despertador. 

3. Criatividade a toda

Depois de acordar e ficar bme disposto, é hora de partir para o trabalho e colocar a cabeça para funcionar. Se você quiser estimular a criatividade, escolha cheiros cítricos, como o de limão ou da laranja. “São aromas energizantes, que influenciam na melhora do desempenho mental”, comenta a especialista, fundadora da franquia de perfumaria para casa Acqua Aroma. 

O aroma cítrico pode ser usado no escritório, no local de trabalho, ou na área de estudos, em casa. 

4. Fim do nariz entupido

Há também indicação para quem sofre com desconfortos respiratórios. Nesse caso, a ideia é escolher um aroma que ajude a melhorar a qualidade do ar do ambiente. Nayana fala que é possível usar hortelã, alecrim, menta ou lavanda para essa finalidade. As fragâncias podem expostas em um banho quente ou mesmo no quarto, durante o sono. 

5. Noite tranquila

Para dormir bem, a lista de opções é ainda mais extensa. "A sensação de calma remete às fragrâncias como lavanda, grama/orvalho e floresta", detalha a especialista. A lavanda é rica em propriedades neurosedativas. Já os demais cheiros remetem à natureza e acabam sendo relacionados à tranquilidade. 

E como no item anterior, o indicado é colocar esses essências no quarto, durante a noite. 

6. Prazer a dois

Se você quiser incrementar o relacionamento e estimular o parceiro ou a parceira, também pode usar dos recursos da  aromacologia . Para isso, Nayana sugere usar fragrâncias com notas de jasmim e ylang-ylang. Ela indica colocar um difusor no quarto do casal ou no ambiente onde você está preparando aquele jantar romântico a dois. 

Leia também: Aprenda como usar óleos essenciais para estimular a libido

A especlista explica que a ylang-ylang, por exemplo, é uma planta exótica da Indonésia e conhecida por suas propriedades afrodisíacas. Segundo Nayana, esse cheiro e o de jasmin trarão delicaleza e leveza, além de criar um clima a mais em um momento de sedução. 

Como aromatizar 

Para aproveitar os benefícios dessas fragâncias, há diversos tipos de aromatizadores que você pode espalhar pela sua casa ou local de trabalho. Spays, sachês e difusores são os mais conhecidos. Há também aromatizadores elétricos, neste caso basta pingar algumas gotas da essência escolhida e ligar o aparelho na tomada. 

Além disso, pode optar por um sabonete em um dos aromas escolhidos para um banho relaxante ou revigorante. No mercado é fácil encontrar versões em barra ou líquida do produto. 

Se ainda preferir, pode combinar diversos cheiros e produzir a sua própria fragância com óleos essenciais . De volta ao momento do casal, outra combinação que aumenta a libido é misturar ylang ylang (60 gotas), canela (40 gotas) e sálvia esclareia (25 gotas). Deixe os líquidos em um frasco escuro e que tenha gotejador. Você pode usar essa combinação para um banho, colocando cerca de 15 gotas na banheira ou no ofurô. Se preferir fazer uma massagem no parceiro ou parceira, junte os óleos essenciais a um óleo vegetal. 

Uma mistura de óleos essenciais também pode aromatizar o ambiente. Para isso, acenda uma vela e, quando a parafina estiver començando a derreter, adicione algumas gotas. O cheiro irá se espalhar. 

Foto: shutterstock
Velas aromatizadas ajudam a dar um toque especial ao ambiente

Ainda pode já escolher uma vela aromatizada. Se o cheiro ficar forte demais, basta apagar a chama e acender novamente em outro momento. 

Outro ponto que vale prestar atenção é se irá optar por um aromatizante natural ou um sintético. A segunda opção tem um resultado mais duradouro, já que leva fixadores na fórmula. Já os naturais permitem deixar a criatividade solta para misturar dois ou mais óleos, como na receita acima. 

A quantidade também é outro ponto que pode ser discutido. Não há uma regra. O ideal é perfumar o ambiente da maneira que mais agrada quem estiver no cômodo. Quem sofre com alguma alergia ou tem problema respiratório, pode começar com uma fragância mais leve e suave e deixar, por exemplo, o difusor mais distante. Coloque-o em um cantinho da sala enquanto estiver sentado no sofá. 

Adeus, mau cheiro

Os óleos essenciais e as fragâncias não precisam ser usadas sempre para perfumar o ambiente. Em alguns casos, são uma ótima ideia para neutralizar odores e mau cheiro em cômodos da casa. Na cozinha, por exemplo, o indicado é usar os cheiros mais cítricos. Eles têm função adistringente e contribuem para acabar com o odor de gordura . Você pode até ganhar uma maõzinha a mais na hora de lavar as louças. Nesse caso, vale adicionar algumas gotas de óleo de laranja ao detergente. 

Se o cômodo em questão for o banheiro, prefira as fragâncias herbais, que além de refrescantes são bactericidas. Aqueles aromatizantes com palitos são perfeitos para esse ambiente. Os sprays também são bastante comuns. 

Já se você estiver em uma casa de praia, que tal optar pelos aromas de cravo, canela ou casca de laranja? Essas ideias ajudam a acabar com o odor causado por fungos, muito comuns nesses locais devido à umidade e outros fatores climáticos. Também pode usar o óleo em um difusor. Lembre-se de virar os palitinhos de tempos em tempos, assim o cheiro irá continuar se espalhando pelo ambiente de maneira gradual (geralmente o intervalo para essa "virada" vem descrito na embalagem dos produtos).