500 calorias por dia: modelo aceita curvas e faz alerta para riscos de dieta

Liza Golden-Bhojwani ganhou os jornais internacionais ao falar como era seguir uma dieta tão restritiva e mostrar como aceitou o próprio corpo

Não é novidade que a industria da moda pode ser cruel e exigir muito esforço das modelos para manter os corpos esguios. Muitas precisam seguir uma dieta restritiva e severa para manter o peso que é tido como ideal. Entretanto, esse tipo de alimentação pode trazer muitos riscos à saúde. 

Leia tudo sobre dieta

Liza Golden-Bhojwani mostra como era em 2014, na época da dieta severa, como está hoje
Foto: Reprodução/Instagram/@lizagoldenreal
Liza Golden-Bhojwani mostra como era em 2014, na época da dieta severa, como está hoje


Recentemente, a modelo Liza Golden-Bhojwani ganhou as páginas dos jornais internacionais ao expor os riscos da dieta que seguia. Para manter o corpo que era exigido pelo mercado, ela comia apenas 500 calorias por dia. Depois de ver a saúde sendo prejudicada, ela mudou o estilo de vida, aceitou as curvas e agora é uma influenciadora nas redes sociais, com mais de 58 mil seguidores no Instagram. 

Riscos da dieta

Liza conta nas redes sociais que seguia essa alimentação tão restritiva em 2013. Naquela época, o jantar da modelo era apenas uma porção de 20 pedaços de edamame, uma vagem de soja ainda verde típica da culinária do Japão. Ela diz que vivia um bom momento da carreira e desfilava ao lado das modelos que tinha como referência. Até que o corpo reclamou e ela desmaiou em casa. 

Um cardápio com tão poucas calorias não fornece a energia e nem os nutrientes necessários para se sentir bem. Liza sentiu isso na pele. 

Leia também: Mãe emagrece 40 kg com app de exercícios; saiba como usar bem esses aplicativos

Entretanto, ela conta que fez mais uma prática que não é indicada: decidiu fazer regime por conta própria. Pensou que poderia comer só um poquinho a mais e assim, não se sentiria mal e ainda estaria em forma. Mas aí veio outro problema. 

Da restrição à compulsão

Liza diz que passou a ter compulsão por comida. Em pouco tempo o que era apenas mais uma amêndoa logo virou um pacote inteiro. "Tinha vontade de comer tudo que você pode imaginar", fala a modelo. 

Leia também: 10 truques para "enganar" a mente e comer menos

Para complicar o quadro, Liza revela que se sentia culpada por cometer os delizes na alimentação e temia que pensassem  que ela não estava se dedicando o suficiente. E aos poucos ela foi ganhando peso e aumentando as medidas. "Você demora três meses para conseguir o corpo em forma, mas apenas uma semana para perder aquele tônus muscular que lutou para alcançar. É frustrante", escreve. Veja o post completo: 


Mudança

Depois de ainda tentar alguns trabalhos sem sucesso e sofrer para se manter muito magra, ela diz que decidiu mudar e aceitar o corpo natural. "Queria apenas ser uma garota naturalmente pequena e magra. Deus, por quantos anos eu desejei isso. Mas depois consegui perceber que essa nunca seria eu", detalha Liza. 

Ela passou um tempo na Índia, repensou suas escolhas, mudou a dieta e o estilo de vida. Com uma alimentação muito mais equilibrada e saudável, ela exibe agora o corpo que é o seu naturalmente, com curvas, e vem conquistando seguidores nas redes sociais mostrando como é possível se aceitar e não seguir os padrões. Além disso, segue atuando como modelo.