Tamanho do texto

Espumante, tradicional das comemorações e festas, pode fazer bem à saúde. Mas cuidado, para isso é preciso ingerir a bebida com moderação

Um brinde às conquistas ou ao ano que está acabando. E vamos brindar com o quê? Champanhe! E para deixar as festas ainda mais saborosas, saiba que o espumante traz uma série de benefícios para a saúde. Mas lembre-se: é preciso ter moderação ou dê adeus a qualquer fator positivo. 

Ceia saudável: dicas para comer bem sem acabar com a dieta

Champanhe pode até ajudar na concentração; veja outros benefícios
shutterstock
Champanhe pode até ajudar na concentração; veja outros benefícios


A nutricionista Patrícia Cruz é quem fala sobre os benefícios do champanhe  (tipo de vinho branco produzido em uma região específica da França. Entretanto, o nome se popularizou e acabou virando sinômino de espumante). A bebida é resultado da fermentação de uvas, frutas que contém resveratrol. Essa substância é um antioxidante e atua no combate a inflamações e também ajuda contra o envelhecimento. 

Outra vantagem é para a concentração. Segundo Patrícia, a bebida contribui para uma melhor memória espacial, o que traz melhores resultados em tarefas que pedem concentração. 

Para completar, ainda há a quantidade de calorias. Recentemente, o jornal britânico "Daily Mail" fez uma lista comparando o quanto as bebidas alcóolicas poderiam pesar em sua dieta. Para eles, a bebida mais "magrinha", com menos calorias foi o drinque snowball, um coquetel que leva limonada e abacate. Uma dose tem 89 calorias. 

Bebidas x calorias: veja todos os detalhes

De acordo com Patrícia, o espumante também faz parte dessa parcela de bebidas com poucas calorias. "O champanhe tem muito menos calorias do que os refrigerantes e do que os vinhos tinto e branco", compara. Uma taça contém aproximadamente 80 calorias. Já uma taça de vinho chega as 131 calorias. 

Limites

Mas como falamos lá no começo, todos os benefícios vão por água abaixo em caso de exagero. Trata-se de uma bebida alcóolica, e como qualquer outra, traz uma lista de problemas se ingeria em excesso, como dependência, aumento do risco de doenças cardíacas, hipertensão e obesidade. Além disso, dificulda a absorção de nutrientes pelo organismo. 

+   Saiba tudo sobre dieta

Patrícia Cruz lembra que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que as mulheres podem ingerir uma dose de bebida alcóolica (10 a 15g de etanol) e os homens, duas (20 a 30g). E como o teor de álcool varia de uma bebida para outra, o tamanho da dose também muda. Uma dose de destilado, por exemplo, significa apenas 50 ml. Já para cerveja é o mesmo que 350 ml. 

Além disso, há uma dica importante: beba água. Isso manterá o corpo hidratado enquanto aprecia uma taça de champanhe nas festas e brindes. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.