Tamanho do texto

Café com óleo de coco, smoothies que tiram a fome, jejum de 23 horas e mais alimentos e assuntos que deram o que falar nas dietas neste ano

Falar sobre dietas  sempre rende um bom papo, seja para compartilhar com as amigas as novidades, para comentar o cardápio daquela famosa ou mesmo para afirmar que nunca seguiria uma alimentação com determinadas restrições. E em 2016, claro, não foi diferente. 

Separamos um top 5 do que deu o que falar no mundo das dietas neste ano. Algumas ideias são bem interessantes e valem a pena ser adotadas. Mas outras merecem alguns cuidados. Veja a lista: 

Café com óleo de coco

Café com óleo de coco é uma ótima bebida pré-treino e lidera o top 5 do assunto dietas em 2016
Pinterest
Café com óleo de coco é uma ótima bebida pré-treino e lidera o top 5 do assunto dietas em 2016

O óleo de coco já é conhecido da alimentação e da beleza, podendo fazer parte de diversos pratos e também agindo como um hidratante para cabelos, por exemplo. Recentemente, famosas como Yamin Brunet e Fernanda Souza começaram a postar nas redes sociais que eram adeptas de combinar o óleo com café. A receita caiu do gosto e virou assunto muito comentado por aí. 

A bebida é um termogênico, e nutricionistas indicam que ela seja ingerida em jejum. Assim, o corpo usará a gordura do alimento como fonte de energia e, consequentemente, não fará estoque desse nutriente. Entretanto, há algumas restrições para o consumo. Veja o que a nutricionista Andréa Marim fala sobre o café com óleo de coco

Smoothies turbinados

Smoothie de jabuticaba com amora é uma opção pós-treino
Divulgação/Oba Hortifruti
Smoothie de jabuticaba com amora é uma opção pós-treino

Essa bebida já faz parte do cardápio de muitos e é encontrada em diversos restaurantes, mas, de uns tempos para cá, com a proliferação de blogueiras fitness e cada vez mais pessoas adotando a alimentação saudável como estilo de vida, ela ganhou outro patamar. Os smoothies viraram pré-treino e até verdadeiras refeições. 

No começo de 2016, uma receita seguida por nomes como Paolla Oliveira e Bruna Marquezine deu o que falar por prometer tirar a fome. A combinação amêndoas, leite de coco, abacate e gelo realmente tem o poder de manter saciado por mais tempo, já que é rica em fibras e gordura de boa qualidade. Mas também é bem calórica e deve ser ingerida apenas uma vez ao dia. 

Aproveitando a onda, separamos receitas de smoothies que combinam com cada momento do dia : café da manhã, lanche, pré e pós-treino. 

Jejum de 23 horas

Deborah Secco adotou a dieta do jejum intermitente para recuperar a boa forma após a gravidez
Reprodução/Instagram
Deborah Secco adotou a dieta do jejum intermitente para recuperar a boa forma após a gravidez

Também no começo do ano um outro tema ganhou destaque: o jejum. A atriz Deborah Secco comentou que, para recuperar a forma após o nascimento da filha Maria Flor, seguiu a dieta do jejum intermitente. Ela disse que chegou a ficar 23 horas sem comer. 

A ideia era comer apenas quando tivesse realmente fome e se alimentar de produtos de origem animal ou vegetal. Carboidratos só eram liberados um vez por semana, no dia do lixo. 

O assunto divide opiniões. Especialistas consultados pelos Delas apontaram riscos e erros na dieta  e no fato de passar tanto tempo se comer. 

Leite vegetal

Leite de amendoas, de aveia de coco... São diversos os tipos de leite vegetal
Reprodução
Leite de amendoas, de aveia de coco... São diversos os tipos de leite vegetal

Alimentação sem glúten ou sem lactose continuam em voga. A cada dia é mais simples encontrar leites vegetais nos mercados. Segundo a nutricionista Stella Jacob, qualquer um pode consumir a bebida sem lactose. Ela ensina também como substituir o leite de vaca pelo vegetal  sem perder nutrientes importantes na dieta. 

Superalimentos

Esse termo vem ganhando força. São alimentos que além de nutrientes, tem propriedades que fazem bem para a saúde. Aqui também se incluem os alimentos funcionais. Ricos em fibras, vitaminas, boas gorduras a antixodantes, eles ajudam a se manter saciado por mais tempo e controlam a vontade por doces e besteiras. São bem-vindos na maioria das dietas. 

10 superalimentos que ajudam a controlar o desejo por besteiras e a perder peso


    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.