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Qual a porcentagem de cacau para ser mais saudável? Quais os benefícios? E ingredientes deixam o chocolate ainda mais funcional? Tire as dúvidas

Quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada consegue deixar refrigerantes e frituras de lado, mas para muitos, o chocolate é o ponto fraco. Pois saiba que no mercado há cada vez mais opções desse doce com ingredientes saudáveis e funcionais. Há até versão que ajuda a emagrecer. 

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Chocolate cabe até na dieta, basta escolher a versão mais saudável
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Chocolate cabe até na dieta, basta escolher a versão mais saudável


Conversamos com nutricionistas para tirar algumas dúvidas sobre o chocolate e entender melhor quando essa delícia é bem-vinda na alimentação. 

Teor de cacau

Esse é o primeiro ponto na hora de escolher o doce. "O ideal é que o chocolate tenha uma porcentagem mínima de 60% cacau, pois quem promove benefícios para o organismo é o cacau e não o chocolate como um todo", diz a nutricionista Alessandra Luglio, da Nutrawell. 

O cacau tem ação antioxidante e, por isso, segundo Alessandra, atua prevenindo o envelhecimento precoce. Também tem ação cardioprotetora e fotoprotetora. "Além disso, o cacau estimula a secreção do hormônio do bem-estar", completa.

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Açúcar

Quem é diabético, como lembra a também nutricionista Marina Gorga, da Espíto Cacau, também deve se atentar aos valores de açúcar. Nesse caso, a quantidade de cacau também deve ser maior pois isso fará com o que produto tenha uma taxa glicêmica mais baixa. E os antioxidantes também ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina. 

Além disso, há marcas que usam adoçante na fórmula, como a stevia. 

Chocolate x dieta

Quanto mais cacau, mais saudável, mas ainda assim o doce é um alimento que pode engordar. A dica é a mesma da regra da alimentação equilibrada: não exagerar. Para Alessandra, o consumo ideal seria até duas barrinhas por dia. 

Nessa hora vale também procurar os chocolates funcionais, aqueles com ingredientes extras que até podem ajudar na dieta. Existe um que leva na fórmula um ativo natural chamado Morosil. "O Morosil é proveniente da casca da laranja Moro e tem como ação a redução de medidas e gordura abdominal, explica a nutricionista. 

Prática de exercícios

Esse doce - aqueles com os maiores valores de cacau e baixos teores de açúcares - também é indicado como um pré-treino. Mariana explica que ele contribui para uma vasodilatação natural, fazendo com que o haja uma melhor oxigenação nos tecidos e isso ajuda no desempenho durante as atividades físicas. 

Alguns também possuem BCAA na fórmula. "O BCAA é um conjunto de aminoácidos essências que auxiliam tanto na performance esportiva quanto na recuperação e construção muscular. Esses aminoácidos também podem ser encontrados em outros alimentos, portanto, todas as pessoas podem consumi-los, não é nenhum tipo de suplemento artificial", detalha Alessandra. 

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"Do ponto de vista energético, chocolates tradicionais podem ser utilizados como pré-treino, porém, por conterem gordura em excesso, podem causar desconforto gástrico", compara a especialista. 

Para pele e cabelos

Existem ainda chocolates com ingredientes que cuidam da saúde dos cabelos e fazem bem para a pele. Diversas marcas oferecem produtos com colágeno, susbtância que ajuda a dar mais elasticidade à pele, por exemplo. 

Há também aqueles que contém silico e zinco, que também são antioxidantes e, com isso, ajudama combater radicais livres. Se quiser um cabelo mais saudável, procure pelo doce com biotina. 

"Os nutrientes são os mesmos utilizados na maioria dos medicamentos utilizados para o fortalecimento e saúde dos cabelos, sendo cientificamente comprovado que a carência dos mesmos pode levar à queda e enfraquecimento dos fios. O consumo de 1 barra diariamente deste chocolate é o suficiente para que em curto prazo os resultados sejam visíveis", afirma Alesssandra. 

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