Manteiga, chocolate, sorvete e mais: eles podem, sim, entrar na dieta
Nutricionista acaba com alguns mitos em torno desses e de outros alimentos e explica o porquê você pode mantê-los no cardápio
Manteiga, chocolate, vinho, sorvete... Esses são alguns alimentos que geralmente entram na lista negra de quem está tentando emagrecer ou seguir uma dieta mais saudável. Entretanto, a nutricionista Renee Fitton, do portal "My fit food" (minha comida saudável, em uma tradução livre para o português), faz uma lista com 7 desses alimentos um tanto quanto controversos e mostra o porquê eles fazem bem, sim.
+ Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas
Segundo Renee, é possível incluir na dieta manteiga e outras delícias. Veja a lista e a explicação da especialista:
Manteiga
"Gordura é um dos macronutrientes que causa mais confusão", comenta Renee. Ela lembra que as gorduras são essenciais para a saúde, basta saber qual consumir. "Enquanto a gordura trans traz sérios riscos, outras, como as encontradas na manteiga, podem ser essenciais para a boa alimentação", compara a profissional.
Ela indica consumir ghee e outras manteigas clarificadas. Elas são de mais mais fácil digestão e ainda contêm vitaminas A, D, E e K.
Batata
Sim, é uma fonte de carboidrato e muitos reduzem esse nutriente quando quererm perder peso. Entretanto, o corpo precisa disso como fonte de energia. E as batatas são ótimas fontes de carboidrato para quem é celíaco ou tem alguma sensibilidade ao glúten. Por outro lado, devem ser evitadas, segundo Renne, por quem é diabético e ou sensível a picos de açúcar no sangue.
O segredo para que alimento seja saudável está na preparação. Sozinhas, as batatas são ótimas fontes de potássio, vitaminas C e B6, além de fitonutrientes e antioxidantes. Prefira os cozidos e deixe de lado as receitas que levam bacon ou creme de leite.
Carne vermelha
Renné fala que essas carnes são ricas em ferro, nutriente que geralmente fica em deficiência no período pré-menopausa. Além disso, a carne vermelha fornece proteínas essenciais para a reconstrução de músculos e ossos.
Escolha carnes orgânicas e as mais magras. Também não abuse na porção.
Cafeína
É um termogênico que pode ajudar no processo da queima de gordura e também a emagrecer. Além disso, tem antioxidantes, vitaminas e minerais. Mas lembre-se que a cafeína também está presente em diversos chás, por isso, tente trocar o café essas opções.
+ Termogênico acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, mas requer cuidados
Chocolate
Não é qualquer versão dessa delícia que faz bem. Opte pelo amargo, com uma maior porcentagem de cacau. Assim, terá benefícios de antioxidantes e flavonóides, e com isso melhorar os níves da pressão arterial e o fluxo sanguíneo, e ainda ajudará a produção de serotonina, substância que colabora para dar uma sensação de bom humor.
Vinho tinto
Bebida alcóolica é calórica e pode arruimar a dieta, mas se consumida com moderação, pode até fazer bem. É o caso do vinho tinto. O açúcar residual da fermentação da bebida ajuda a reduzir o índice glicêmico. Depois de duas taças, os problemas para o fígado e para o organismo já aparecer, portanto, controle a quantidade que irá ingerir.
Sorvete
Se quiser essa delícia, escolha a versão normal. Geralmente, os sorvetes e doces com teor reduzido de gordura são cheios de outros ingredientes artificiais. Ao ler o rótulo, se achar algum ingrediente que nem consiga pronunciar, fuja do produto.
+ Para comprar no mercado ou fazer em casa: o sorvete certo para cada dieta
Aqui também vale a regra da porção. Pode consumir o sorvete, assim como a manteiga ou chocolate, mas sem muitos exageros. E prefira os sabores a base de água de fruta, que são bem menos calóricos que aqueles que levam leite.