Beber, ver televisão até dormir demais durante o sábado e domingo podem desregular seu sono e estragar a semana. Saiba como evitar isso
Quando chega sexta-feira, no fim da tarde, já começa o fim de semana e a regra é curtir e aproveitar os dias de folga . Alguns gostam mais de descansar, outros de usar cada minuto para se divertir. Mas e se esses hábitos estiverem te prejudicando ao invés de ajudar?
Uma prova de que estes exageros de todos os tipos, cometidos no fim de semana , possam estar te fazendo mal é a dificuldade para dormir no domingo à noite . O jornal britânico "The Independent" investigou quais podem ser as razões para que você comece a semana mais cansado do que terminou a última.

Dormir demais
Se você é do time daqueles que aproveitam o final de semana para descansar e dormir muito, saiba que essa prática inocente pode te prejudicar no resto da semana.
De acordo com estudos do Insitituto Karolinska, na Suécia, ter hábitos de sono irregular – ou seja, dormir poucas horas durante a semana, e muitas no final de semana – confunde nossos ciclos naturais.
+ Teste: qual é o seu estilo de sono?
Dormir muito, ou muito tarde, tirar cochilos longos ou perto da hora de dormir pode tirar o sono e acabar deixando uma sensação de jet lag – a mesma de quando você viaja para um lugar com fuso horário diferente do seu.
Isso não quer dizer que está proibido dormir mais no fim de semana, mas o recomendável é acordar no máximo meia hora depois do que o horário que costuma acordar durante a semana, para não bagunçar o relógio biológico. Dificil, não é?
Beber muito
Outro hábito muito comum aos fins de semana é beber bebidas alcoólicas. Consumir muito álcool afeta a qualidade do sono. Um estudo britânico mostrou que por mais que o álcool te faça adormecer nos primeiros minutos, ele interrompe a fase mais profunda do sono – chamada REM – mais tarde durante a noite.
A solução mais fácil é beber menos. Mas se você já sabe que vai beber no próximo sábado, dê algumas horas para seu corpo processar o álcool antes de ir dormir.
Não se exercitar
Se exercitar ao longo do dia – de preferência pela manhã – pode melhorar muito o sono. Se você faz exercícios durante a semana e abre mão deles no fim de semana, pode ser isso que esteja te deixando com insônia no domingo à noite.
A sugestão dos especialistas é reservar ao menos 10 minutos do dia – no sábado e no domingo – para se movimentar de alguma forma. Podem ser até mesmo alguns movimentos de Ioga.
Ficar em frente a televisão
Muitos de nós nos sentimos culpados de passar o domingo preguiçoso, em frente a TV. Mas essa também pode ser a causa de sua insônia durante a noite.
Por mais que você passe o tempo todo deitada e parada e pareça não cansar, seu cérebro está sendo constantemente estimulado, tornando mais difícil o “desligado” depois.
+ Dormir bem: veja dicas do que fazer e do que evitar antes de se deitar
Um estudo de uma universidade japonesa mostrou que quando o tempo de televisão das pessoas era restrito, elas tinham vontade de ir para a cama antes e dormiam mais tempo.
Por isso, ao invés de passar todo o fim de semana vendo séries, reserve um tempo para outras atividades e dê um tempo para os seus olhos descansarem da luz artificial antes de dormir.