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Prática é desafiadora, trabalha concentração, equilíbrio e todo o corpo e já virou a queridinha dos famosos. Veja os benefícios do slackline

Estique uma fita  entre dois pontos. Agora se equilibre sobre a tal fita. Comece apenas tentando ficar em pé e arriscando alguns passos. Com o tempo, faça saltos e outros manobras. A brincadeira de criança com cara de circo é o slackline, que já conquistou diversos famosos. 

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Gisele Bündchen é uma das famosas adeptas ao slackline
Reprodução/Facebook
Gisele Bündchen é uma das famosas adeptas ao slackline


O slackline é uma atividade divertida e, ao mesmo tempo, desafiadora. Além disso, trabalha todo o corpo, com um enfoque a mais para a região abdominal . Pode ser uma ótima ideia para aproveitar os dias de primavera e verão que estão por vir, mas também é uma opção para um exercício em ambiente fechado. 

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E foi assim que a modalidade surgiu, nos anos 80, nos Estados Unidos. Praticantes de escalada precisam treinar nos dias de chuva e começaram a usar a faixa para isso. Atualmente, você vê pessoas se equilibrando em praias, parques e diversos cantos. 

Segundo Anderson Matias, professor da Cia Athletica unidade Rio de Janeiro, qualquer um pode se arriscar. "Pode-se praticar em qualquer lugar desde que se tenha dois pontos fixos para prender a fita . A catraca quando presa deve possuir uma corda de backup (tipo de cinto de segurança ), garantindo a proteção de quem está montando", orienta o educador físico. 

Para quem está começando, ele indica ajustar a fita na altura dos joelhos. "Pode praticar de tênis ou descalço, mas recomendo que os iniciantes comecem descalços", completa Anderson. 

Benefícios

Como é uma atividade geralmente praticada ao ar livre, ajuda a "traz paz e permite que se possa fazer uma higiene mental ", como defende o professor. Além disso, é um exercício global: " Trabalha a coordenação , equilíbrio , força e aumenta a concentração ". 

Além disso, todo o corpo é exigido, principalmente o abdômen e a região em torno dele. Esses músculos são essenciais para conseguir manter o equilíbrio e o eixo. Anderson ainda cita que são trabalhados quadríceps, panturrilhas, glúteos, musculatura paravertebral e ombros. 

Também é um ótimo exercício para quem quer emagrecer , já que gasto calórico em uma hora de atividade pode chegar a 400 calorias , de acordo com o professor. 

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Riscos

Sempre há o risco de cair da faixa, mas se deixe dominar pelo medo de se machucar. Por isso Anderson dica começar com a faixa baixa e ir elevando com o tempo, aumento a dificuldade dos movimentos. 

Preste atenção também o local onde o equipamento será montado. "Quanto ao piso, recomendo que seja o mais nivelado possível, como uma quadra poliesportiva. Mas também pode ser praticado na grama ou na areia da praia ", orienta o profissional. Inclusive, a grama do parque e a areia da praia podem ajudar a absorver o impacto em caso de quedas. 

A ideia é se desafiar e fazer do slackline uma atividade para denifir o corpo e trabalhar a mente. Se não conseguir andar logo de primeira, Anderson tem uma dica: "Tudo está ligado ao equilíbrio, quanto mais tempo equilibrando-se parado, maior será a chance de andar". 

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