Rachaduras nos pés: o que fazer para cuidar da forma correta?

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia dá dicas para melhorar a aparência da pele

Pés femininos
Foto: Reprodução/Pixabay
Pés femininos

Rachaduras nos pés podem incomodar muitas mulheres que desejam usar sandálias mais abertas e não se sentem bem com a aparência da pele.

Com o dia a dia corrido , o ressecamento da pele pode ter vários fatores. Para ajudar a melhorar a situação, algumas mulheres recorrem a ajuda de uma pedicure. Mas, na maioria das vezes, o problema volta a acontecer. O que fazer, então, para acabar com as rachaduras na sola dos pés?

O iG Delas entrevistou o dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Tiago Silveira. Segundo o médico, rachaduras nos pés podem ser causadas pelo uso frequente de calçados abertos, a exposição da pele ao ambiente ou até uma predisposição individual.

Considerando os casos mais comuns de ressecamento dos pés, o ideal é observar um conjunto de fatores e até mudança nos hábitos para melhorar o aspecto da pele. Segundo o médico, a recomendação é aliar um calçado adequado ao uso de um hidratante especial para rachaduras nos pés. Os hidratantes devem conter óleos e substâncias antirressecamento.

Para pessoas em condições normais, os pés podem ser lixados e esfoliados 1 vez por semana. Elas podem usar cremes que contêm ureia e ácido salicílico.

“Esses cremes podem ser feitos com em farmácia de manipulação sob recomendação médica, de acordo com a necessidade da paciente. Mas, caso a paciente queria comprar livremente na farmácia, o indicado é comprar um creme que contenha acima de 10% de ureia na composição'' , afirmou o especialista ao iG Delas .

Passo a passo de como eliminar rachaduras nos pés


1º – Esfoliação:

O processo deve ser feito caso a mulher observe que a rachadura que ela tem não corresponde a nenhuma doença. “Ele pode usar uma lixa própria para esta finalidade. Mas, o que mais indico são cremes com ceratolíticos na composição. Eles reagem na pele promovendo uma descamação invisível. Com a frequência, o aspecto da pele fica mais agradável e sem rachaduras. Os pés podem ser lixados uma vez por semana” afirmou.

2º – Hidratação:

Hidratar a pele é fundamental  no processo de eliminação das rachaduras e não é necessário gastar muito dinheiro com cremes supercaros.

“Mulheres com rachaduras podem usar cremes com umectantes emolientes e principalmente ter substâncias de barreira que evitam a saída de água da pele. Esse composto, quando aliado a outros que deixam a pele mais macia e úmida, deixarão o aspecto da pele mais agradável.”

Segundo o médico, cremes com mais de 10% de ureia na composição não são tão caros e podem ser comprados em farmácias.


3º – Calçado correto:

O calçado pode influenciar no aparecimento de rachaduras nos pés. Dessa forma, o ideal é dar preferência aos que protegem os calcanhares como tênis, sapatos e sandálias fechadas na parte de trás. Quando a pele fica exposta, há tendência de ressecamento da região.

Em alguns casos, é necessário procurar um dermatologista para analisar o aparecimento de rachaduras porque algumas podem ser consideradas genodermatoses, rachaduras originadas por causa genética da paciente .

“A psoríase é um exemplo de genodermatose. Nestes casos, o tratamento exige um acompanhamento constante com um especialista porque o sintoma volta a aparecer” , afirmou.

O reaparecimento da rachadura pode ser um alerta na hora da esfoliação: “Ao esfoliar e lixar os pés a mulher deve ter muito cuidado. Principalmente, se houver alguma genodermatose porque a pele pode reagir produzindo mais camadas de pele após a esfoliação e mais rachaduras” , concluiu o médico.