
Camila Ceruti, de 24 anos, viveu um momento marcante nesta semana: seu último dia como balconista em uma lanchonete de shopping antes de receber o diploma de medicina. Um vídeo em que ela se despede do uniforme e da touca viralizou, ultrapassando 2 milhões de visualizações em poucos dias.
Formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) com bolsa de estudos, Camila é a primeira médica da família. De escola pública, ela enfrentou desafios para custear a graduação, vendendo doces e trabalhando em turnos alternados para conciliar a rotina pesada do curso.
"Foram três anos fazendo brigadeiros, ovos de colher, nos finais de semana, feriados, madrugadas. Até que surgiu a oportunidade de fazer alguns extras como freelancer em um restaurante no shopping, no qual meu namorado também é funcionário há anos, e veste a camisa com o coração! Conciliei nos horários em que estava fora da faculdade. Muitos estão me perguntando como isso é possível, e digo que nada tem mais força do que um sonho. A gente se desdobra em mil, mas faz acontecer!" , relatou em uma postagem pública.
Além da graduação, Camila participou de três intercâmbios sociais, presidiu o Centro Acadêmico de Medicina da FURB e representou o Brasil em um fórum da ONU no Paquistão – viagem que bancou com a venda de doces na faculdade.
Seu próximo passo? Atuar como Médica Sem Fronteiras e no SUS, com o objetivo de levar saúde a comunidades carentes. A cerimônia de colação de grau fecha um ciclo de perseverança que inspirou milhares nas redes sociais.
"O sonho de ser médica me guiou a batalhar todos os dias por isso! Gostaria de agradecer ao carinho e amor de todos, dizer que sonhos se tornam realidade, e que o amor à medicina deve prevalecer em todas as nossas ações, com ética e amor" , compartilhou nas redes sociais.