Alemão cria serviço gratuito de carona noturna para mulheres
Instagram/@dw.brasil
Alemão cria serviço gratuito de carona noturna para mulheres

O alemão Oliver Beckmann transformou uma tragédia pessoal em uma iniciativa de proteção coletiva. Desde outubro de 2024,  ele tem oferecido caronas gratuitas a mulheres durante a madrugada, como forma de garantir a segurança delas no trajeto para casa.

A ideia surgiu após um episódio traumático envolvendo uma pessoa próxima.  "Comecei no fim de outubro, depois que minha melhor amiga foi abusada sexualmente num táxi convencional, pelo motorista do táxi", relatou Oliver, em entrevista à DW Brasil .

"Então pensei no que poderia fazer para que as mulheres voltassem para casa com mais segurança."

Atualmente, o serviço funciona nas noites de sexta e sábado e já ganhou notoriedade nas redes sociais, principal meio pelo qual as passageiras tomam conhecimento da iniciativa. Ao saber da história por trás do projeto, muitas relatam sentir mais confiança em aceitar a carona.

"Tenho que admitir que no começo fiquei um pouco cética. Quando ele me contou sua história, por que ele faz isso, me senti mais segura. Encontramos e conversamos com ele antes, e isso também me deixou mais tranquila", afirmou uma usuária do serviço.

A insegurança no trajeto noturno é uma realidade para muitas mulheres na Alemanha. Levantamentos recentes apontam que grande parte delas evita caminhar sozinha ou usar transporte público à noite, por medo de assédio ou violência.

"O transporte público praticamente não é opção, porque os homens lá são terríveis. Frequentemente sofremos abuso e temos que ouvir comentários desagradáveis", disse uma passageira.

O projeto de Oliver não parou por aí. Com a crescente demanda, ele reuniu uma equipe de seis motoristas voluntários. Para manter o serviço, eles contam com doações que ajudam a custear combustível e divulgação. O idealizador sonha com o apoio do poder público ou até com a institucionalização do projeto por parte da cidade.

"Eu espero inspirar mais pessoas na Alemanha ou até no mundo a iniciarem projetos assim; a ajudar as mulheres a chegarem em casa em segurança", concluiu Oliver.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!