
Gérard Depardieu, de 76 anos, foi condenado a 18 meses de prisão por assédio sexual contra duas mulheres. A decisão foi dada nesta terça-feira (13) pelo tribunal correcional de Paris. Os episódios teriam ocorrido durante as gravações do filme "Les Volets Verts", em 2021.
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), a promotoria ainda solicitou que ele fosse incluído no cadastro nacional de criminosos sexuais. Fora isso, pediram que ele ressarcisse as vítimas. O valor estipulado é de 29.040 euros, o que corresponde a aproximadamente R$ 183.300.
Condenado, o artista teria apalpado tanto uma cenógrafa de 54 anos, quanto uma assistente de direção, de 34. Além das acusações de agressão e assédio sexual, elas afirmaram ter sido vítimas de ofensas com insultos sexistas.
O que Gérard diz?
Desde que as denúncias foram reveladas, o ator alega inocência. No passado, outra mulher já tinha o acusado de assédio, mas o caso não foi levado ao tribunal. Em março, ele admitiu ter usado linguagem vulgar e sexualizada e pontuou que, de fato, agarrou os quadris de uma das vítimas, porém argumentou que este comportamento não teve cunho sexual e que a segurou para que ela não escorregasse de um banco.
Nesta terça-feira (13), Depardieu não foi à audiência. Este é um dos muitos casos impulsionados pelo movimento #MeToo. Nele, atrizes de produções hollywoodianas se unem contra o assédio na indústria cinematográfica.