Chegar em casa após um dia exaustivo no trabalho e ainda precisar lidar com o acúmulo de funções em casa é a realidade de muitas mulheres.
shutterstock
Chegar em casa após um dia exaustivo no trabalho e ainda precisar lidar com o acúmulo de funções em casa é a realidade de muitas mulheres.


Sem descanso, reconhecimento e muito menos remuneração: mesmo após o fim do expediente, milhões de mulheres fazem "hora extra" em casa. A campanha “ Trabalho Invisível ” chama atenção para a sobrecarga das mulheres com as tarefas domésticas.




A iniciativa será lançada no dia 1º de maio, data em que se celebra o Dia do Trabalho. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a carga desproporcional de atividades do lar e cuidados que recaem sobre o sexo feminino.

De acordo com o último relatório da Organização Internacional do Trabalho( OIT), esse trabalho não é dividido de forma igualitária em lugar algum. Em média, as mulheres dedicam três vezes mais tempo do que os homens às tarefas domésticas.

Segundo o IBGE, as mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens em tarefas domésticas
Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias
Segundo o IBGE, as mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens em tarefas domésticas


Essa disparidade gera problemas profissionais e pessoais, que vão desde o desgaste e cansaço à maior dificuldade ao acesso a melhores cargos, tempo para estudos e qualificação profissional — o que também impacta o fator financeiro.

No Brasil, mulheres gastam 9,6 horas a mais do que os homens com trabalho doméstico durante a semana, de acordo com pesquisa do IBGE de 2022. Já segundo levantamento do " Elas Trabalham ", 73,4% das mulheres começaram a realizar tarefas domésticas e de cuidado antes dos 14 anos.

A campanha

“Trabalho Invisível” é realizada pela Agência Calia, com produção da Santeria e assinatura da Instituição Nós por Elas. O conceito “ O fim do expediente não é o fim do trabalho ”, a campanha retrata o acúmulo de funções que caracteriza a rotina de milhões de mulheres. 


A comunicação é composta por três filmes de 30 segundos, além de diversas peças gráficas. O material destaca a invisibilidade do trabalho doméstico e a urgência de uma divisão mais equitativa.

“Conseguimos traduzir em segundos uma realidade que perdura há séculos. Estamos muito felizes com a qualidade criativa da campanha” afirma Maurício Oliveira, um dos criativos.  Geisa Lopes e Alexandre Ferro completam o time de criação, enquanto a direção de cena é de Rafael Damy.

Pesquisa do IBGE revela que há mais de 20 anos as mulheres dedicam mais tempo fazendo tarefas domésticas do que os homens
shutterstock
Pesquisa do IBGE revela que há mais de 20 anos as mulheres dedicam mais tempo fazendo tarefas domésticas do que os homens


“A campanha ‘Trabalho Invisível’ nasce de uma necessidade urgente de dar visibilidade a uma realidade que muitas vezes é ignorada. Queremos provocar uma reflexão profunda sobre a desigualdade de gênero nas tarefas domésticas e mostrar que a transformação começa dentro de casa”, conclui José Augusto, vice-presidente da Calia.




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!