
A endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina no Brasil, afetando milhões de mulheres em idade fértil e acomete 8 milhões de mulheres no Brasil, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde. Pensando em quem convive com a condição e sonha com a maternidade, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) lançou o e-book “Endometriose e fertilidade: Como a Reprodução Assistida pode ajudar mulheres com endometriose a engravidar”, disponível gratuitamente para download no site da instituição.
“O impacto da endometriose na fertilidade ainda é pouco compreendido por grande parte da população. Nosso objetivo com este material é oferecer informação segura e acessível sobre os caminhos possíveis com o apoio da medicina reprodutiva”, explica o médico e presidente da SBRA e responsável técnico pelo conteúdo, Álvaro Pigatto Ceschin
.
O material reúne contribuições de especialistas em reprodução humana e aborda de forma clara temas como sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose, além de explicar as principais técnicas de reprodução assistida – como a fertilização in vitro (FIV) e a inseminação intrauterina – que têm possibilitado a gravidez para muitas mulheres com o diagnóstico.
“A tecnologia tem avançado muito, e hoje conseguimos ajudar diversas pacientes a realizar o sonho da maternidade, mesmo diante da endometriose”, destaca o médico especialista em reprodução humana e colaborador do e-book, Carlos Alberto Petta .