Em homenagem à vida e à obra de Helena Theodoro , primeira doutora preta do Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) inaugura, nesta sexta-feira (06), a ocupação "Trilogia Matriarcas".
Realizado no prédio anexo do CCBB, o evento convida o público a mergulhar no rico legado da filósofa, ativista e pesquisadora, unindo teatro, exposições e debates em uma programação especial que celebra seus 80 anos de luta pela valorização da cultura afro-brasileira e contra o racismo estrutural.
Apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Brasil, com patrocínio viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto tem como destaque a trilogia teatral "Matriarcas", composta pelas peças "Mãe de Santo", "Mãe Baiana" e "Mãe Preta", que retratam histórias inspiradas nas vivências de Helena e de mulheres negras que superaram adversidades.
Complementando a experiência, a exposição "Baobá de Memórias" presta tributo à atriz Léa Garcia , incluindo registros de bastidores, figurinos e uma ampla estante de referências literárias de autoras negras.
A programação se expande com seis mesas de debates transmitidas ao vivo, abordando temas como o sagrado feminino, diversidade e escrevivências femininas, com a participação de nomes como Sueli Carneiro e Elisa Lucinda. Palestras, oficinas de dança-afro, teatro e música também enriquecem o evento, além da discotecagem de Dani Nega aos sábados, a partir das 17h.
Com entrada gratuita, a ocupação não apenas apresenta a trajetória de Helena Theodoro, mas também celebra o protagonismo feminino e a filosofia africana, conectando saberes ancestrais à cultura contemporânea.
“Estou profundamente feliz e honrada com essa ocupação no CCBB. É uma oportunidade incrível de exaltar a filosofia africana e as múltiplas dimensões da mulher, mostrando que ela pode ser política, espiritual e tantas outras coisas ao mesmo tempo. Essa celebração reflete a força do feminino como energia vital que conecta gerações e enriquece nossa cultura”, afirmou Helena.
O Centro Cultural Banco do Brasil fica na rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, São Paulo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou pelo site.