Henrí Bandeira de Mello Barbosa Xavier, de 10 meses, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais , tem encantado e impressionado a internet pelo seu crescimento acelerado.
Em um vídeo que viralizou nas redes no dia 20 de outubro, Alessandra Barbosa Xavier , 29, compartilhou a impressionante trajetória de crescimento do filho Henrí, desde a gravidez até o rápido desenvolvimento nos primeiros meses.
Com uma altura muito acima da média para sua idade, Henrí tem chamado atenção, e o vídeo já acumula quase um milhão de visualizações, gerando grande repercussão nas redes.
Henrí nasceu com 4,2 kg e 51 cm, mas seu rápido desenvolvimento não parou por aí. Aos cinco dias de vida, ele pesava 4 kg e já tinha 51,5 cm; e com apenas um mês, alcançou 5,8 kg e 57,5 cm.
E assim Henrí continuou a crescer em ritmo impressionante. Aos dois meses, já atingia 6,9 kg e 62,5 cm. Com três meses, chegou a 7,8 kg e 65 cm. Aos quatro meses, pesava 8,970 kg e media 67 cm. Quando completou cinco meses, atingiu 10,180 kg e 69 cm; aos seis meses, 11,630 kg e 71,5 cm. Aos sete meses, o bebê gigante alcançou 12,9 kg e 76,5 cm. Com oito meses, pesava 13,8 kg e media 77,5 cm. Finalmente, aos nove meses, Henrí já impressionava com 14,8 kg e 79 cm.
De acordo com a Curva de Crescimento Infantil , um padrão internacional desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) , a altura média para recém-nascidos meninos saudáveis nascidos a termo é de 49,9 cm. A média para meninos de um mês é de 54,7 cm; aos dois meses, 58,4 cm; três meses, 61,4 cm; quatro meses, 63,9 cm; cinco meses, 65,9 cm; seis meses, 67,6 cm; sete meses, 69,2 cm; oito meses, 70,6 cm; e aos nove meses, 72,0 cm, com a máxima em 76,5 cm. Henrí já alcançou a altura média de um bebê de 15 meses, destacando-se ainda mais pelo crescimento acelerado.
Embora exista um padrão internacional de crescimento infantil estabelecido pela OMS, o pediatra Hamilton Robledo, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que cada criança é única e algumas podem ultrapassar esses parâmetros. Segundo ele, o crescimento é um processo biológico influenciado tanto pelo potencial genético quanto por fatores ambientais, como alimentação, sono e condições socioeconômicas. Além disso, o sistema neuroendócrino e o hormônio do crescimento desempenham papel central nesse desenvolvimento.
Em média, bebês crescem cerca de 30% até os 5 meses e mais de 50% até o primeiro ano. Picos de crescimento geralmente ocorrem nas primeiras semanas de vida, aos 3, 6 e 9 meses. Alguns bebês, como Henrí, podem apresentar crescimento acelerado, conhecido como Alta Estatura Constitucional ou Familiar, devido ao potencial genético herdado dos pais, especialmente na fase rápida que dura até os 3 anos.
"Hoje eu aceito e acho lindo o meu bebê grandão"
Alessandra sempre imaginou que Henrí puxaria ao pai, que mede 1,82 m, mas o crescimento acelerado do bebê surpreendeu. No ultrassom, ele já aparecia maior que a média e, ao nascer com 4,2 kg, parecia normal para ela, acostumada com irmãos também nascidos grandes. No entanto, Henrí superou rapidamente as expectativas, crescendo ainda mais que os irmãos de Alessandra.
Inicialmente, o tamanho impressionante de Henrí causou preocupação. “As pessoas comentavam que ele era muito grande, e até perguntavam se ele não deveria fazer dieta. Eu questionava os médicos, mas todos diziam que não havia necessidade, especialmente enquanto ele é alimentado exclusivamente com leite materno”, conta.
Com orientações médicas, Alessandra aprendeu a lidar com o crescimento do filho, que agora é comparado a bebês de quase dois anos. Henrí só consome alimentos orgânicos, sem industrializados ou açúcar, o que garante um desenvolvimento saudável. "Hoje eu aceito e acho lindo o meu bebê grandão", afirma ela, que já está começando a ver o filho dar os primeiros passinhos e, finalmente, aliviando os braços ao usar o carrinho.
Vídeos
Em entrevista exclusiva para a CRESCER , a mãe de Henrí compartilhou que a ideia do vídeo surgiu quando foram comprar a roupa de pajem para ele. “Na hora de experimentar, percebemos que a única roupa que servia era de tamanho para três anos. Foi aí que realmente percebemos o quanto Henrí é grande”, conta Alessandra.
A mãe também destaca o quanto tem gostado da interação nas redes: "Recebo muitas mensagens sobre alimentação, produção de leite e amamentação exclusiva. É gratificante não só pela diversão, mas também por poder ajudar outras mães que desejam manter o aleitamento materno exclusivo e apoiar o ganho de peso dos seus bebês", afirma.
A fama de Henrí só cresce. Em outro vídeo, a mãe registrou mais de 14 milhões de visualizações, gerando comentários divertidos: "Futuro do basquete aí", brinca um usuário. "Com seis meses, é mais alto que meu filho de um ano, que fofo", comenta outro. "Com dois anos, já pode se matricular na faculdade", diverte-se um terceiro.