O Dia do Sexo é comemorado, anualmente, no dia 06 de setembro . A data escolhida para celebrar neste dia não é coincidência. O motivo diz respeito a uma das posições do sexo oral, o 6/9 . Além disso, assim como em outros momentos importantes do ano - como o Dia dos Namorados - a exaltação de tudo aquilo que a sexualidade envolve também possui um teor comercial.
Para Isabela Cerqueira, educadora sexual e CEO da Good Vibres, marca de bem-estar sexual, o dia escolhido conversa diretamente com aspectos financeiros e sexuais que marcam o tema. "É uma data comercial. Se você tivesse que pensar em uma data para comemorar o Dia do Sexo , qual dia você escolheria? Com certeza, 6/9 para fazer essa conexão", afirmou.
"[A data] foi criada em 2008, a partir de uma campanha publicitária da Olla", revelou a criadora da marca. "Sexo é uma parte muito importante da nossa vida e muita vezes ela é deixada de lado em relação às outras atribuições do nosso cotidiano. Segundo a OMS, a sexualidade/o bem estar sexual é um dos fatores fundamentais para ser feliz", considerou.
Dicas para curtir o sexo oral da melhor maneira
A especialista, que é formada em Educação Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), enumerou algumas formas mais prazerosas de fazer o sexo oral. Segundo a educadora, o principal ponto a ser seguido é aproveitar o momento. "É você se divertir fazendo. Não existe fazer de maneira correta ou errada", iniciou ela.
Cuidados básicos com as partes do corpo que entram em contato com a prática do sexo oral é imprescindível na hora H . "Higiene é fundamental: limpar a boca e as regiões íntimas", aconselhou. "Também é recomendável utilizar camisinha na prática do sexo oral", explicou.
Além disso, Cerqueira frisou que o início do sexo necessita de um pré estímulo. "O primeiro ponto é o quanto você precisa estar estimulado, principalmente falando no caso de mulheres ", argumentou. Ela listou as seguintes opções como formas de liberar a estimulação nas regiões íntimas: " Beijos , carícias, sentir o corpo e se contar com aquele momento ali fazem com que o sexo oral seja muito mais gostoso".
Um aspecto necessário para a especialista é não ficar na mesmice. "Sair do script padrão do que é o sexo oral . Então, tentar fugir disso", ressaltou. "Seja fazendo [sexo] em um lugar diferente , seja fazendo o 69 tradicional de lado. O uso de brinquedos é muito interessante também", disse ela.
O uso de lubrificante também como opções para que as sensações sejam aproveitadas em sua totalidade. "É muito interessante, pois provoca sensações diferentes. O tesão e a líbido estão ligados ao novo", justificou. "Por que não inovar dentro do seu próprio relacionamento? Ou caso tenha com outras pessoas: por que não testar coisas novas com pessoas diferentes?", avaliou a CEO.
Brinquedos sexuais também podem ajudar
A Good Vibres, comandada por Isabela Cequeira, é referência quando se trata de brinquedos voltados ao bem-estar sexual. Um dos principais atrativos da companhia é o "69 turbinado".
"Na Good Vibres, temos o 69 turbinado: de um lado uma pessoa usa o masturbador e do outro a outra pessoa usa um sugador de clitóris. Isso já faz com que o 69 fique turbinado e diferente", contou.
Benefícios do sexo para saúde
O sexo, assim como outras atividades recorrentes, é fundamental para a vida. Por isso, é importante ter em mente que o prazer é um tipo de sensação que conversa diretamente com diversas partes do corpo. "O orgasmo libera vários hormônios super importantes para você manter a sua vida mais feliz. Te ajudam a concentrar mais, reduzem dor de cabeça e cólica. O orgasmo é uma explosão de hormônios", explicou a educadora sexual.
De acordo com a dona da marca, o melhor momento do dia para se masturbar é tanto de manhã, quando acordamos, quanto à noite, antes de dormir. "[A melhor hora] para ter orgasmo é no início e no final do dia", destacou.
"Outro ponto está ligado à autoestima: se conectar com a sua líbido , porque ela é essa vontade de viver. Se você elimina a anseia de querer gozar e aproveitar a vida, isso atrapalha diversas áreas da vida", defendeu ela.
Relação que artistas possuem com o tema
Em 2024, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank inauguraram o Surubaum , programa em que os apresentadores, ao lado de convidados, conversam abertamente sobre o sexo. No entanto, a atração já foi alvo de críticas por internautas devido ao teor sexual dos tópicos abordados pelos apresentadores. Sobre isso, Cerqueira reconhece a necessidade de se ter celebridades que discorrem sobre o sexo sem pudor algum.
"É super importante que pessoas que tenham um alcance maior como celebridades falem sobre sexualidade, porque o tabu sobre o sexo é milenar. A sexualidade está diretamente ligada, principalmente às mulheres, a restrição da liberdade", esclareceu.
"Gozar é político e quando tem artistas que se propõem a falar da sua sexualidade é uma pauta muito relevante que abraça e acolhe pessoas que se não escutassem isso, poderiam continuar acreditando que o sexo é algo pecaminoso e sujo", acrescentou ela.
Sexo é bom e precisa ser praticado
A celebração do Dia do Sexo é realizada nesta sexta (06), mas o prazer e as sensações que são experimentadas com a prática ocorrem o ano inteiro. Conhecer o próprio corpo e entender que não há nada de errado em se aventurar por esse tema é necessário para o funcionamento do bem-estar sexual.
"Continuem a testar o seu corpo e descobrir o que gostam até o final da vida", concluiu Isabela Cerqueira.