Olimpíadas: organização impõe regras para evitar o sexismo e machismo nas transmissões

Segundo o CEO da Olympic Broadcasting Services, tais comportamentos não serão tolerados

Rebeca Andrade usa delineado gráfico com brilhos nas Olimpíadas de Paris
Foto: Sofia Duarte
Rebeca Andrade usa delineado gráfico com brilhos nas Olimpíadas de Paris

O CEO da Olympic Broadcasting Services, Yiannis Exarchos, afirmou que há uma política rigorosa contra sexismo na transmissão. A empresa é responsável pela geração de imagens para as TVs do mundo inteiro.

Essa é a primeira vez nas Olimpíadas que há uma paridade de gêneros, fazendo com que haja o mesmo número de atletas homens e mulheres. De acordo com Yiannis, houve um trabalho para redefinir as diretrizes para que os operadores de câmera, operação gerida majoritariamente por homens, para que filmem todos os atletas da mesma maneira, visando evitar esteriótipos e sexismo.

O CEO afirma ao jornal francês 'Le Mond': "Infelizmente, em alguns eventos, (as mulheres) ainda estão sendo filmadas de uma maneira que você pode identificar que estereótipos e sexismo permanecem, até mesmo pela maneira como alguns operadores de câmera enquadram os atletas homens e mulheres de forma diferente".

"As atletas mulheres não estão lá porque são mais atraentes ou sexy ou qualquer coisa do tipo. Elas estão lá porque são atletas de elite", ele continua.

Para Yiannis, isso ocorre por conta de um preconceito inconsciente na cabeça de cameramen e editores. Eles estariam em buscas de closes em corpos femininos. Além disso, isso é endossado pelos comentários machistas, que, segundo o CEO, não serão tolerados.

A organização do evento ainda mudou algumas categorias de dias para destacar a presença feminina nas Olimpíadas de Paris 2024. "Os horários dos eventos esportivos tradicionalmente foram tendenciosos para destacar as categorias masculinas", afirma.

"Geralmente, nos esportes coletivos, você tem primeiro as finais femininas e depois as finais masculinas. Nos esportes de força e combate, tradicionalmente você tem competições femininas pela manhã e competições masculinas à tarde", finaliza o CEO.