A Moscow Fashion Week é o maior evento da indústria da moda russa. Após o sucesso da 1ª edição, realizada em junho de 2023, a cidade se prepara mais uma vez para receber os principais estilistas do mundo.
A 2ª edição será realizada de 1º a 8 de março e contará com países como Brasil, China, Índia e Emirados Árabes Unidos. O evento abrange a diversidade, desde a alta costura até a produção de roupas prontas para vestir ou ‘prêt-à-porter’. O encontro reunirá mentes criativas do setor nos prestigiados espaços do Salão Central de Exposições Manege e no Pavilhão nº 75 no VDNH, um dos principais locais do Centro Panrusso de Exposições.
"Está previsto que mais de 100 designers russos e internacionais participem da Semana de Moda de Moscou. Os convites serão estendidos a marcas da China, Índia, Brasil, Emirados Árabes Unidos e outros países, de acordo com acordos bilaterais assinados no BRICS+ Fashion Summit", disse Natalia Sergunina, vice-prefeita de Moscou.
Além dos desfiles, o encontro funcionará como plataforma para negócios abrangendo diversos aspectos do mundo da moda e também para trocas de experiências. Para profissionais do setor, estão previstos desfiles exclusivos, um showroom B2B para que compradores explorem novas coleções, e um mercado acessível a todos, onde será possível adquirir roupas e acessórios de marcas locais.
O evento também incorpora o World Fashion Shorts, um festival de curtas-metragens de moda, culminando em um espetáculo de gala. A Moscow Fashion Week, portanto, apresenta-se como um evento completo, unindo a criatividade de estilistas de todo o mundo com oportunidades de negócios e entretenimento de alta qualidade e posicionando o Brasil entre os líderes do mercado mundial de moda.
BRICS+ Fashion Summit: os países do BRICS no epicentro da moda
A primeira edição foi realizada entre 28 de novembro e 2 de dezembro de 2023, e reuniu líderes dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e influenciadores do setor. O evento atraiu mais de 220 palestrantes de 60 países, destacando tendências e inovações da indústria da moda em empreendedorismo, financiamento, sustentabilidade e tecnologia, o BRICS+ Fashion Summit surge como uma plataforma crucial para impulsionar o cenário internacional da moda e promover a criatividade global.
A ênfase na sustentabilidade na moda é clara, refletindo a crescente importância desses temas no setor. A nova edição do BRICS+ Fashion Summit busca promover a moda como uma forma de expressão artística e como uma força positiva que pode impulsionar mudanças significativas. As percepções e experiências compartilhadas por especialistas durante o evento anterior serviram como fonte de inspiração, destacando o potencial para um setor de moda mais sustentável e inovador.
Outro ponto ressaltado nas discussões é a importância dos compradores como elementos vitais na colaboração do setor da moda. O evento reuniu representantes da América Latina, incluindo Olivia Merquior, co-fundadora da Brazil Immersive Fashion Week, Luciana Duarte, professora da The Hague University of Applied Sciences (THUAS) e consultora do Ethical Fashion Brasil, Nando Yax, diretor associado da Guatemala Fashion Week, Karina Díaz Vargas, presidente e fundadora da Costa Rica Fashion Week, entre outros. Jà o renomado estilista brasileiro Lucas Leão representou orgulhosamente seu país apresentando sua coleção nesse palco internacional.