Em quase um século, apenas 3 diretoras ganharam um Oscar

O Oscar está chegando! A cerimônia anual que premia os melhores filmes está marcada para domingo, 12 de março. Neste ano, nenhuma mulher foi indicada à categoria de ‘Melhor Direção’, e, em 95 anos de história, apenas 3 mulheres conquistaram a estatueta.

Importância do prêmio de ‘Melhor Direção’

Vencer o prêmio de Melhor Direção no Oscar é uma conquista significativa para qualquer cineasta - essa categoria reconhece a habilidade e visão do diretor em trazer o filme à vida.

Até o ano de 2022, apenas sete mulheres foram indicadas para essa categoria: Lina Wertmüller por "Pasqualino Sete Belezas" (1976); Jane Campion por "O Piano" (1993); Sofia Coppola por "Encontros e Desencontros" (2003), Kathryn Bigelow por "Guerra ao Terror" (2009), Greta Gerwig por "Lady Bird" (2017); Chloé Zhao por Nomadland (2020); Emerald Fennell por “Bela Vingança” (2021) e Jane Campion por Ataque dos Cães (2021).

E, das sete indicadas, apenas três realmente levaram a estatueta para casa.

A primeira mulher a vencer a categoria de Melhor Direção foi Kathryn Bigelow, diretora do longa ‘Guerra Ao Terror’. O filme segue um esquadrão de desativação de bombas do Exército dos Estados Unidos, liderado pelo Sargento William James (interpretado por Jeremy Renner), um especialista em explosivos que é enviado para liderar a equipe depois que seu antecessor é morto em ação.

O filme é elogiado por sua tensão e realismo, bem como por sua representação complexa e humana dos soldados que lutam na Guerra do Iraque.

Dez anos depois, a segunda estatueta chegou às mãos de uma mulher: conquistando a Academia e o público, Chloé Zhao conquistou o prêmio de ‘Melhor Direção’ com o premiado filme ‘Nomadland’.

A obra segue a história de Fern (Frances McDormand), uma mulher que perdeu seu emprego e sua casa em uma cidade industrial devido à Grande Recessão. Sem muitas opções, ela decide comprar uma van e começar a viajar pelos Estados Unidos, trabalhando em empregos temporários enquanto vive como uma nômade moderna.

O filme é elogiado por sua sensibilidade, sua honestidade e sua abordagem humanista de um estilo de vida que muitas pessoas podem considerar marginalizado ou incompreensível.

Zhao também é a única mulher não branca a levar a estatueta de Melhor Direção.

A terceira - e última - mulher a vencer o Oscar com seu trabalho como diretora foi Jane Campion, por ‘Ataque dos Cães’. Campion já tinha sido nomeada previamente à categoria com o longa ‘O Piano’ em 1993, mas só conquistou o prêmio quase trinta anos depois, em 2021.

‘Ataque dos Cães’ explora temas como masculinidade tóxica, homofobia e amor proibido. Benedict Cumberbatch é elogiado por sua atuação como Phil, retratando-o como um homem complexo e perturbador que esconde seus sentimentos mais profundos sob uma fachada de crueldade e indiferença.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.