escritoras

A literatura é uma forma de arte que tem uma importância significativa em nossa sociedade e cultura. Neste mês das mulheres, conheça um pouco mais de 8 escritoras essenciais para a história do Brasil.

Maria Firmina dos Reis

Maria Firmina dos Reis (1825-1917) foi uma abolicionista, escritora e professora brasileira. Ela nasceu na cidade de São Luís (MA) e é considerada a primeira romancista da história do Brasil, além de ser a primeira mulher afro-brasileira a publicar um livro no país.

Instagram

Clarice Lispector

É impossível falar de literatura sem mencionar a importância e o impacto do trabalho de Clarice Lispector. Nascida na Ucrânia, ela é reconhecida internacionalmente por sua prosa poética, introspectiva e filosófica, além de suas personagens femininas complexas e enigmáticas.

Reprodução

Rachel de Queiroz

Primeira mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiroz estreou na literatura aos 20 anos com o romance "O Quinze", que se tornou um dos mais importantes romances regionalistas do Brasil. O livro retrata a seca de 1915, que assolou o sertão nordestino, e as consequências disso na vida dos habitantes da região.

Divulgação

Hilda Hilst

Hilst iniciou sua trajetória como escritora nos anos 1950 e lançou mais de 40 livros ao longo de sua carreira, entre coleções de poesia, romances e peças teatrais. Sua obra foi traduzida para vários idiomas, sendo considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX.

Instagram

Carolina Maria de Jesus

A literatura brasileira nunca mais foi a mesma desde o surgimento de Carolina Maria de Jesus. Depois de ter seus diários publicados pelo jornalista Audálio Dantas e encapsulados no livro 'Quarto de Despejo', Carolina deixou um grande legado ao dar voz às experiências das pessoas marginalizadas e excluídas da sociedade.

Reprodução

Lygia Fagundes Telles

A obra de Lygia Fagundes Telles é conhecida por explorar temas como a solidão, o tempo, as relações familiares e as questões sociais e políticas do Brasil. Sua escrita é marcada por uma linguagem poética e uma grande sensibilidade para a psicologia das personagens.

Reprodução

Andrea del Fuego

Andréa é uma autora contemporânea de vários livros, incluindo "Os Malaquias" (vencedor do Prêmio José Saramago em 2011), "Engano seu" (finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013) e "As miniaturas" (finalista do Prêmio Jabuti em 2019). Suas obras geralmente exploram temas como família, memória e identidade, e sua prosa é conhecida por sua linguagem poética e evocativa.

Instagram

Conceição Evaristo

Evaristo é conhecida por sua escrita poderosa, que muitas vezes explora as experiências de mulheres negras no Brasil. Seu trabalho foi reconhecido com inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti e o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional. Além de escritora, Evaristo também foi professora e pesquisadora, lecionando em diversas universidades no Brasil e no exterior.

Reprodução

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.