Seis dicas para não cometer gafes na festa de fim de ano da empresa

Nesta época do ano, alguns trabalhadores já começam a receber convites para as confraternizações de fim de ano das empresas que trabalham. Mas é importante ter cuidado para não cair em armadilhas e fazer feio na frente dos colegas, além de colocar o próprio emprego em jogo! A especialista em carreira Daniela do Lago, autora do livro “Bom senso: na Vida e no Trabalho. Você acha que realmente tem?”, dá seis sugestões do que fazer (ou não fazer) nas festas de fim de ano.

Você já sabe que o principal agente da "vergonha do dia seguinte" é o álcool

A festa na empresa é uma tremenda arapuca se tiver bebida alcoólica, pois a língua fica destravada. Portanto, controle-se! Se você não consegue ter limites e domínio entre uma taça ou outra, nem comece a beber.

Pexels

Deixando a bebida de lado, sóbrio também é possível dar algumas "gafes"

Geralmente, toda festa tem música para descontrair o ambiente, mas dançar de forma "exagerada", mostrando sua habilidade na velocidade máxima da dancinha do “créu”, pode arranhar sua imagem profissional.

FreePik

O tal do amigo secreto... Atenha-se sempre ao valor estipulado

Essa regra vale até mesmo se o sorteado for o seu chefe na empresa. Cuidado com presentes muito íntimos: lingerie, pijamas e perfumes. Livros e artigos para casa são excelentes opções.

FreePik

Um dos objetivos da confraternização é entrosar os funcionários

Todo mundo merece um Feliz Ano Novo, inclusive, os colegas que você mal conhece. Demonstre simpatia e mostre o seu lado divertido para os colegas. Mas, claro, não precisa ser o centro das atenções. Evite assuntos de trabalho, principalmente com o chefe. E nada de pleitear uma promoção quando o objetivo é descontrair.

FreePik

E se pintar um clima romântico com algum colega da empresa?

Discrição! A empresa não tem nada a ver com seus problemas pessoais, mas não seja você a pauta das fofocas de corredor do dia seguinte. Nada de abraços e beijos calorosos, principalmente se a relação estiver no início. Pense que pode ou não dar certo! Será que, se não der certo, você vai conseguir conviver com a pessoa numa boa, de maneira produtiva na empresa?

Pexels

Devido a todos esses cuidados com comportamento na festa da empresa, muitas pessoas preferem não participar da confraternização

E o que acontece com quem resolver dar o cano?

Reprodução/Pexels

A sugestão é simples: vá

Quem faltar terá que dar explicações. A verdade é que não existem boas explicações para não ir. Quem não gosta dessa festa deve fazer um esforço para mostrar que gosta e que faz parte do time. Qualquer pessoa que não gosta de festa da empresa pode suportar por algumas horas dessa pequena comemoração. É uma vez por ano. E o resultado será uma repaginada positiva na imagem.

FreePik

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!