Verão chegando! Guia de cuidados para se livrar da pele oleosa

Até quem não tem pele oleosa normalmente pode sofrer com isso na época mais quente do ano. E, para fugir do brilho intenso e sensação pegajosa, redobrar os cuidados com a rotina de skincare é a chave. Confira dicas que a Ricca selecionou para você dizer xô à oleosidade!

Calor, suor e oleosidade são muito comuns quando o assunto são os dias mais quentes do verão

E quem mais sofre é a pele, devido à alta produção de sebo, até mesmo em pessoas de pele seca ou mista. Mas isso não significa que não há maneiras de controlar! Aplicar alguns esforços a mais na hora do skincare e escolher os produtos certos é uma excelente saída para evitar esses incômodos e o entupimento dos poros — e ainda garantir aquele glow.

FreePik

Lavar o rosto duas vezes ao dia

Lavar o rosto é muito mais que uma etapa na rotina de cuidados com a pele, principalmente se ela já for oleosa. Entre diversos benefícios, a limpeza da pele ajuda a remover resíduos, restos de produto, maquiagem e o excesso de oleosidade. Sendo assim, mesmo estando em casa, é muito importante lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete líquido que limpa profundamente e elimina a oleosidade, sem agredir a pele.

Pexels

Não esquecer da esfoliação regular

Se a esfoliação ainda não faz parte da rotina de skincare, essa é a hora perfeita de investir nessa etapa, pois o procedimento também é essencial para quem quer combater a oleosidade da pele. Ao remover as células mortas, o rosto fica mais lisinho, fresco e pronto para receber os outros produtos, como máscaras, hidratante e sérum. Mas é importante não fazer a esfoliação mais que duas vezes na semana, para evitar o efeito rebote.

Pexels

Deixar acessíveis produtos de ação rápida

O autocuidado não precisa se limitar somente ao momento em que se está em casa com um tempinho livre. Alguns produtos podem e devem fazer parte do necessaire de rotina para quando aquela ‘emergência beauty’ surgir, como é o caso da oleosidade, que se acumula com o passar do dia, ou aquela espinha que aparece de surpresa.

Pexels

O gel secativo é ideal para salvar a vida das pessoas imediatistas que desejam dar adeus àquela espinha o mais rápido possível

Isso porque seu efeito desinflamatório pode ser percebido em até 24 horas. Esse tipo de produto também é capaz de reduzir lesões da acne, melhorando sua cicatrização e suavizando manchas.

Pexels

Principalmente naqueles dias muito quentes, a sensação de pele oleosa vai ficando mais forte com o passar o dia, mas muitas vezes, sabonete e água não são uma opção

Então, uma ótima alternativa é pedra vulcânica, que remove a oleosidade sem retirar a maquiagem e despensa o enxágue. Essa novidade é ideal para ser levada na bolsa por conta do seu formato e tamanho prático.

Priorizar soluções de limpeza sem álcool

O momento é de buscar produtos que proporcionem sensação de leveza. Por isso, é muito importante estar atento à composição dos itens de skincare e priorizar aqueles que são menos agressivos à pele. Optar por soluções de limpeza sem álcool na fórmula vai garantir que todas as sujidades sejam removidas sem possíveis danos como ressecamento, descamação e queimaduras.

FreePik

Dar maior atenção aos ativos

Ácido salicílico, ácido glicólico, niacinamida... esses nomes já são conhecidos por quem valoriza o skincare no dia a dia, afinal, são ativos superpoderosos no combate à oleosidade, redução dos poros e linhas finas, suavização de manchas e muito mais. Então, principalmente durante essa época do ano, em que a pele do rosto tende a produzir mais sebo, podendo resultar no surgimento de cravos e espinhas, priorizar o uso de produtos com composições potentes e eficazes é fundamental para a manutenção da saúde da pele.

Pexels

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!