Saúde íntima feminina: o que você pode e o que não pode fazer?

A ginecologista Yara Caldato, especialista em Ginecologia Regenerativa, Funcional e Estética, aponta quais práticas rotineiras podem ser prejudiciais e quais são saudáveis para as mulheres. Confira!

Hábitos não recomendados

Pexels

1) Usar absorventes todos os dias

Apesar de existir o modelo de uso diário, o absorvente pode cobrir o órgão e impedir a respiração necessária, o que pode causar infecções por conta de secreções e do suor, além de poder gerar a proliferação de bactérias e fungos pela umidade e calor naturais da vagina.

Pexels

Mesmo no caso dos respiráveis

Mesmo no caso dos respiráveis (que não possuem a película plástica), devemos utilizá-los apenas em casos específicos, mas, de qualquer maneira, é necessário trocá-los a cada três ou quatro horas.

Pexels

2) Lavar internamente a vagina com objetos

Recentemente um vídeo em que uma mulher lavava a vagina com uma escova de dentes viralizou na internet. Isso é extremamente perigoso! A vagina consegue limpar todas as secreções e descamações de forma natural.

Cottonbro/Pexels

Jamais faça isso!

Mesmo em casos de candidíase, em que ficam algumas "placas" grudadas internamente, não se deve introduzir nenhum tipo de acessório para removê-las. Um creme vaginal prescrito pelo ginecologista pode resolver o problema.

Pexels/ Cottonbro

Vagina é mucosa

Além do mais, vagina é mucosa e, portanto, uma área fina e delicada. Há o perigo de as cerdas da escova — ou de qualquer objeto mais áspero ou cortante — machucarem as paredes internas.

Pexels

Cuidado com contaminação cruzada

Sem contar que usar o mesmo item — e isso vale, inclusive, para sex toys — no ânus e na vagina pode causar contaminação cruzada, já que as bactérias locais são diferentes.

Pexels

3) Usar perfumes e cosméticos sensuais internos

A secreção vaginal normal tem um odor leve e quase imperceptível. Ao final do dia, com o suor, é comum que o cheiro fique mais intenso, mas isso é natural. Usar perfumes para "mascarar" a fragrância original feminina é um passo e tanto rumo a um pH desequilibrado, resultando em irritações e corrimentos.

Pexels

Cuidados

Na vulva (parte externa), eventualmente pode-se aplicar talcos, desodorante ou perfumes. Na parte rosada, a vagina, não se deve usar nada.

Pexels

Na hora da penetração

Os ginecologistas também recomendam evitar pílulas com glitter, fabricadas com o intuito de espalhar purpurina durante a penetração, e as chamadas Hot Balls, bolinhas gelatinosas à venda em sex shops que derretem dentro da vagina e prometem causar diversas sensações, como calor, frio e "choquinhos". Esses produtos podem alterar toda a flora local, ocasionando alergias e infecções.

Pexels

Hábitos que podem ser feitos

Pexels

1) Usar lubrificantes

Prefira usar produtos à base d’água, pois não alteram o pH vaginal e ajudam em casos de pós-parto, amamentação, menopausa e doenças que alteram os hormônios.

Ivan Baby/Pexels

2) Permitir a respiração vaginal

Dormir ou ficar sem calcinha ajuda bastante, além de escolher usar roupas mais leves e soltas, ao contrário das mais justas. Também é recomendável usar calcinhas de algodão pois o tecido natural permite a melhor ventilação da área.

Pexels

3) Utilizar sabonetes íntimos

Eles contém o nível de pH saudável para a região, porém, é importante usar a quantidade adequada e não introduzir o produto na vagina. Também não é indicado usá-lo em todas as limpezas íntimas durante o dia.

Karolina Grabowska/Pexels

4) Fazer exercícios focalizados

Como benefícios, aumentam as chances de um parto normal, recuperam mais facilmente a região no pós-parto, combatem a incontinência urinária, evitam a queda da bexiga, favorecem a consciência corporal e permitem uma sexualidade mais plena e saudável.

Foto%3A Reprodução/Unsplash

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram