Como criar conteúdo e impulsionar as vendas com o São Paulo Fashion Week

Com a 54ª edição confirmada, o São Paulo Fashion Week (SPFW) é um aliado para alavancar as vendas de quem comercializa roupas. O maior evento de moda do Brasil, previsto para ser realizado entre os dias 16 e 20 de novembro, é ditador das tendências que estamparão as vitrines nas próximas estações.

Lojistas do ramo devem estar atentos às peças que vão desfilar pelas passarelas

Joy Alano, estilista e criadora do curso Provador Fashion, sugere aproveitar o evento cheio de glamour para agregar ainda mais valor aos produtos comercializados. “É comum comentários como 'Eu estou apaixonada por essa blusa' ou 'Eu estou sem palavras para esse lookinho'. Esse tipo de fala é muito superficial sobre o que de fato a peça representa”, afirma.

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O SPFW promete ser um grande festival de criatividade, arte, sustentabilidade, inovação e conhecimento

Estes temas engajam e, quando bem usados, fazem diferença no faturamento do mês. “Hoje, o Instagram é a maior vitrine do mundo. É uma vitrine democrática e, diferente de shoppings, não é necessário pagar pelo melhor lugar. A única regra para crescer e manter a visibilidade é um bom conteúdo", diz Joy.

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Isso não é possível com argumentos rasos

"Precisa de informação de moda, mostrar que está por dentro e que entende do assunto. Assim, ganha-se seguidores naturalmente, e estes podem virar potenciais clientes no futuro", completa.

PINTEREST/REPRODUÇÃO

Confira três dicas da especialista para aplicar agora nas redes sociais e alavancar as vendas com as semanas de moda

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1) Por dentro do mundo da moda

Não há outro caminho! Para ter credibilidade vendendo moda, é importante saber o que está acontecendo no mundo da moda. O SPFW é o maior evento de moda do Brasil, o mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior semana de moda do mundo. Logo, não pode passar batido.

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Aposte nas redes sociais para mostrar que a sua loja está envolvida

Que tal fazer uma transmissão ao vivo comentando os desfiles? Lives são importantes para criar essa aproximação e, mais do que isso, seus clientes vão saber que você tem propriedade no assunto. Não adianta trabalhar com inovação, sustentabilidade e conhecimento se os seus clientes não sabem disso.

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Vamos colocar na prática

Duas lojas vendem uma regata branca, que é uma peça básica. Na “loja A”, você sabe o material utilizado, onde a peça foi feita, se é tendência, com quais produções ela combina etc. Já na “loja B”, você não sabe nada. Qual peça você escolheria? Por isso, mostre que sua loja faz mais do que apenas vender qualquer roupa — que há muito estudo e informação por trás da sua vitrine.

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2) Apresente os seus produtos

Você já viu a importância de saber o que está acontecendo no mundo da moda e de usar o Instagram para compartilhar esse conhecimento. Mas ainda tem dúvidas de como fazer isso?

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Aposte no provador, formato de divulgação que está em alta, para mostrar os seus produtos

Durante o SPFW, comece os stories provando peças relacionadas aos desfiles. Viu que uma cor foi destaque nas passarelas? Apresente as peças dessa cor que você tem na sua loja. Outros temas também são válidos, como as principais tendências das próximas estações, tecidos que estarão em alta, entre outros.

Youth Moda Feminina/Pinterest

3) Sustentabilidade é o tema do ano

A edição 54 do SPFW traz uma continuidade do conceito 'Im.Pactos', iniciado na edição anterior. O objetivo é reforçar o pacto global firmado para atingir os intuitos do desenvolvimento sustentável da moda até 2030.O tema, que está em alta, é cada vez mais necessário para entender o impacto que uma compra representa.

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Deixe claro para os seus clientes como funciona a produção do que você vende, de onde vem, como é feito e quais são os materiais usados

É muito caro criar uma empresa de moda sustentável, pagando bem os funcionários, os impostos e vendendo produtos de qualidade. Na maioria das vezes, os consumidores não entendem esse valor. Saiba usar o gancho da SPFW a seu favor para justificar o seu preço para os clientes. Para quem trabalha com brechó, é ainda mais fácil e essencial criar conteúdo nesse sentido.

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