Dia do idoso: 10 dicas para envelhecer com o emocional saudável

Aprenda a ter equilíbrio em seu psicológico

Dia 01 de outubro é celebrado o dia do idoso!

Conseguir chegar em uma idade avançada com uma boa saúde física e psicológica tem se tornado cada vez mais um privilégio. Entretanto, a psicóloga Sabrina Amaral separou 10 dicas que podem te ajudar a chegar bem na melhor idade.

Reprodução%3A Alto Astral

Busque por conhecimento sempre

"É importante ter uma rotina de estudos para se atualizar sobre o mundo. Entender os avanços tecnológicos e as mudanças, até mesmo de senso comum, fazem com que a mente permaneça ativa e trabalhando, captando cada vez mais informações. Ninguém pode tirar o conhecimento de você".

Entenda que a felicidade é transitória

"Entender que existem dias bons e ruins te ajuda a acolher seus sentimentos e a lidar com eles de forma mais saudável por toda a sua vida. Aceite aquilo que sente, deixe doer por um tempo. Se permitir sentir fará com que a dor passe mais rápido e com que você volte a se sentir bem."

Esqueça a expectativa do outro

"Ninguém no mundo te conhece como você, então lá, no fundo, só você sabe o que é melhor para ti. Siga sua intuição de forma respeitosa para não se arrepender das suas escolhas lá na frente e não se entregar para o arrependimento e amargura".

Cuidado com as suas próprias expectativas

"Insistir nessa atitude prejudica seus relacionamentos, sua carreira e sua felicidade. Então, se você quer ter uma vida mais leve, de qualidade e duradoura, pare de exigir tanto de si".

Entenda que a vida é mais importante que qualquer trabalho

"O acúmulo de estresse, tensão emocional, infelicidade e cobranças exacerbadas podem causar a síndrome de burnout, abrindo portas para outras doenças físicas e mentais que podem atrapalhar sua qualidade de vida a longo prazo. Quando você entender que sentir-se em paz vale muito mais do que qualquer dinheiro, perceberá a diferença na sua forma de enxergar a vida e o seu futuro".

Tenha autocompaixão

“A autocompaixão tem por objetivo ensinar a nos relacionar de maneira mais gentil conosco. De abraçarmos nossa natureza humana de contrastes, defeitos e paixões. Você vai se sentir mais leve, liberto, bem com você mesmo do jeitinho que você é, sem crítica ou julgamento, e conseguir lidar com o passar dos anos de forma tranquila".

Perdoe

"Imagine como seria se uma água suja, fétida e sem vida estivesse circulando pelo seu corpo: é exatamente isso que a mágoa faz, como se uma espécie de água parada juntasse larvas e fungos, proliferando doenças emocionais e até mesmo físicas. Perdoar não significa concordar com o que o outro fez, mas sim libertar-se de um peso que você carrega (que não é seu) e que te deixa preso ao passado, sem conseguir enxergar o futuro com alegria e saúde".

Aprenda a falar não

"Se você disser sim quando quer dizer não, o outro nunca saberá que você não gosta. Seja respeitoso, agradeça e posicione-se para que suas vontades também sejam levadas a sério e você se sinta leve por ser quem você é".

Faça o que você gosta

"Deixe seus hobbys aflorarem independente de qualquer coisa, pois fazer o que gosta libera o hormônio do prazer e bem-estar, que diminui ansiedade, estresse e quadros depressivos".

Faça terapia

"Ver o tempo passando não é tão fácil e saber que você tem um espaço para desabafar sobre isso sem nenhum tipo de julgamento fará com que você passe por esse processo natural de forma harmoniosa, feliz e em paz".

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram

Ainda não acabou!

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!