Beijar é ótimo! Mas cuidado com as doenças

A pandemia não acabou e ainda existem diversas doenças que podem ser transmitidas pelo contato íntimo

A pandemia não acabou!

Beijar é algo muito bom, mas todo o cuidado é pouco. Embora a situação da COVID-19 esteja mais controlada, isso não significa que o novo coronavirus foi erradicado. Além disso, existem outras doenças que também precisam ser levadas a sério, que podem ser transmitidas por meio do beijo, como a mononucleose e a varíola do macaco. A infectologista Ana Helena A. Figueiredo, parceira da Docway, esclarece algumas dúvidas sobre doenças passadas pelo beijo.

Quais são as doenças mais comuns passadas pelo beijo?

“As doenças mais comuns são as que acometem a própria boca, doenças respiratórias e virais, como a mononucleose, também conhecida como doença do beijo”.

Varíola do macaco

A varíola do macaco também é uma doença que pode ser passada pelo beijo. A infetologista explica que “o contato íntimo é responsável pela transmissão da varíola, se uma pessoa estiver infectada com a varíola no rosto e houver um contato íntimo, a doença pode ser passada”.

Sintomas da varíola do macaco

“A varíola do macaco começa com sintomas inespecíficos, como febre, mal-estar, uma apatia, que lembra um quadro de doença de vírus e depois de alguns dias começam a aparecer as lesões, como bolhas”.

Existe algum risco a saúde beijar muitas pessoas em um curto período de tempo?

“Sim! Quanto mais pessoas nós estabelecemos um conato intimo, maior é a chance de você ser contaminado ou propagar uma doença. Se você beija 40 pessoas em uma festa e está contaminado, são mais 40 pessoas doentes”.

Por quanto tempo uma pessoa infectada pode propagar uma doença?

“Depende muito do vírus e da bactéria, mas geralmente é preciso esperar depois da resolução da febre, mas doenças como a varíola do macaco levam em média de 3 a 4 semanas para parar de transmitir o vírus”.

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga o perfil do IG Delas no Instagram!

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!