Aprenda a cuidar das suas plantas no inverno

O especialista em cuidado com plantas, Pedro Melo, diz tudo o que você precisa saber para manter as suas plantas saudáveis nas temperaturas frias

Cada estação do ano exige um cuidado especial com as plantas

O inverno chegou e com ele muitas plantas começam a sofrer, mas não se preocupe. O CEO da Melo Flores dá dicas essenciais para as suas plantas sobrevierem às temperaturas frias.

Cuidado com o adubo

“O metabolismo das flores e plantas fica mais lento no frio, por isso, elas não conseguem absorver toda a matéria orgânica adicionada. Esse excesso de nutrientes pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento”. Segundo Melo, a frequência não deve ser a mesma de dias quentes, sendo ideal adubar as plantas cerca de dois meses antes do início do inverno e um mês antes do começo da primavera.

Afofar à terra é de extrema importância

O especialista relata que com o tempo á terra acaba se tornando compacta, dificultando a absorção da água pelas raízes. “A aeração da terra é fundamental para fortalecer o desenvolvimento das plantas e melhorar a oxigenação do solo. Porém, é importante ter cuidado ao realizar o procedimento, para não atingir as raízes e o caule”.

Atenção à poda

Poda não é uma mera questão de estética. A prática ajuda a promover uma maior circulação de ar na estrutura da planta, principalmente durante o inverno, período em que a absorção de luz e nutrientes é menor. “Ao realizar a poda, é muito importante retirar os galhos e folhas secas, para não prejudicar a penetração de luz e ar no solo”, sugere o fundador da Melo Flores.

Regue menos e nos horários certos

Pedro Melo explica que durantes as estações mais frias é comum ter menos horas de luz solar, devido a isso a água demora mais para evaporar deixando solo úmido por mais tempo. O excesso de água no inverno pode provocar o apodrecimento das raízes, por isso, é importante se atentar à quantidade e a frequência da rega. Dê preferência para regá-las durante a manhã, para que a água possa evaporar ao longo do dia, evitando a propagação de fungos e pragas, que podem surgir pelo excesso de umidade do solo”.

Locais estratégicos

“Dentro de casa, o recomendável é deixar as flores e plantas mais próximas da janela pois, além delas receberem mais luz do sol, o local favorece a circulação de ar, que é importante para a fotossíntese”, finaliza Pedro

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.

Siga o perfil do IG Delas no Instagram!