4 series e filmes que abordam traumas transgeracionais

Além de divertidas, essas produções debatem sobre amadurecimento e os relacionamentos familiares

Traumas podem ser passados por gerações

Estudos indicam que os traumas podem ser perpetuados por linhagens, afetando não apenas um único individuo, mas também os futuros descendentes e a construção do relacionamento desta família. Conheça 4 indicações de séries e filmes que abordam o tema.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

O filme traz como protagonista uma mulher idosa chinesa que precisará usar os seus poderes de luta para resolver uma bagunça no multiverso, viajando por diferentes realidades e vidas que ela poderia ter. O trauma transgeracional é um dos assuntos abordados no longa, que tem previsão para chegar ao Brasil em junho deste ano.

Reprodução

Encanto

A animação da Disney é um musical que aborda a família Madrigal. Nela, todos os integrantes da família têm super poderes, menos Mirabel, fazendo com que ela se sinta rejeitada por sua avó, a chefe da família. Nesta animação, é possível ver que o trauma da matriarca foi estendido até os netos, influenciando em toda estrutura familiar.

Reprodução

Gilmore Girls

Gilmore Girls, ou Tal Mãe, Tal Filha, é um clássico dos anos 2000. A série tem como protagonistas Lorelai e Rory, que desenvolvem o debate sobre traumas geracionais, relacionamento entre mãe filha, amadurecimento e feminismo.

Reprodução/Pinterest

Red: Crescer é uma Fera

Essa é outra animação da Disney que aborda o tema de traumas transgeracionais e o relacionamento entre mãe e filha. Nesta história, a protagonista, Mei, descobre que as mulheres de sua família têm o dom de se transformar em um panda-vermelho, que é controlado de acordo com as emoções.

Reprodução

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo.

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG.