Veja 7 mulheres brasileiras que inovaram no cinema do país

No mês das mulheres, separamos algumas das principais pioneiras dentro da sétima arte, confira abaixo as mulheres que fizeram história no cinema brasileiro!

Adélia Sampaio

A primeira diretora de ficção negra do Brasil. Em 1984, marcou o cinema nacional ao lançar "Amor Maldito", filme que concentra a narrativa em um caso de amor lésbico que acaba sendo discutido na Justiça após um suicídio.

Divulgação

Ana Carolina

Uma das principais diretoras do cinema autoral brasileiro, seus filmes carregam cenas fortes, com gritos e situações absurdas, resultando em algumas obras cinematográficas mais anárquicas do país. Foi responsável também pela trilogia da emancipação feminina, com os filmes “Mar de Rosas" (19878), "Das Tripas Coração" (1982) e "Sonho de Valsa" (1987).

Divulgação

Cléo de Verberena

Cléo de Verberena foi a primeira diretora do Brasil. Ela dirigiu e estrelou "O Mistério do Dominó Preto" (1931), mas acabou desistindo de terminar o seu segundo filme, "Canção do Destino", após a morte precoce de seu marido Cesar Melani.

Reprodução

Helena Solberg

A única mulher participante do Cinema Novo Brasileiro. Ela se destacou na época com o curta "A Entrevista" (1966), que acompanha uma noiva no dia do seu casamento, e o que chamou mais atenção, foi a linguagem utilizada, pois continha elementos dos documentários misturados com a ficção.

Reprodução

Lucy Barreto

A produtora ajudou a criar o cinema nacional que conhecemos. Com mais de 70 produções no currículo, ela trabalhou em filmes como "Bye Bye Brasil" e "Dona Flor e Seus Dois Maridos". Além disso, contribuiu com dois indicados ao Oscar: "O Quatrilho" e "O que É Isso, Companheiro?".

Reprodução

Tereza Trautman

Cineasta da década de 70, sofreu com a ditadura militar por causa de suas obras feministas. A mais famosa delas, "Os Homens Que Eu Tive" (1973), foi censurada por anos por mostrar uma mulher sexualmente livre.

Reprodução

Viviane Ferreira

É a segunda diretora negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, com o filme "Um Dia Com Jerusa" que fala sobre o encontro de duas gerações de mulheres negras que precisam lutar contra a solidão em ambientes urbanos.

Netun Lima/Universo Produção