Jogo da Discórdia
A dinâmica de segunda-feira, mais uma vez trouxe momentos de tensão entre os participantes Arthur Aguiar e Lais, que está no paredão junto DG e Eliezer.
O termo "gaslight" entrou nos trending topics do Twitter esta madrugada depois do Jogo da Discórdia. Maíra Cardi já acusou o marido da prática
A dinâmica de segunda-feira, mais uma vez trouxe momentos de tensão entre os participantes Arthur Aguiar e Lais, que está no paredão junto DG e Eliezer.
Ela aproveitou para deixar claro que se sente diminuída pelo ator: "Toda vez que estou tentando falar, você me interrompe. Você sempre fala que eu fico criando coisas que não existem, que eu não sei do que estou falando, que dou show... Eu te acho arrogante por isso. Só você está certo, só você sabe falar, você não interpreta nada errado. Você só me diminui o tempo inteiro. É o que eu sinto."
Além das manifestações no Jogo da Discórdia, a professora conversou com Lina e Natália sobre o que vê Laís passando.
A equipe de Laís Caldas aproveitou para explicar o que é: "O ‘gaslighting’ é uma forma de abuso psicológico onde informações são distorcidas, seletivamente omitidas ou inventadas fazendo a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade."
A tradução da palavra é sinônimo de "manipulação". Já a tradução literal e etimologia remete ao "gás de iluminação". O termo deve a sua origem à peça teatral Gas Light e às suas adaptações para o cinema, quando então a palavra se popularizou.
A peça teatral Gas Light, de 1938, e suas adaptações para o cinema, lançadas em 1940 e 1944, motivaram a origem do termo por causa da manipulação psicológica sistemática utilizada pelo personagem principal contra uma vítima.
O título original decorre do escurecimento das luzes alimentadas por gás na casa do casal, que aconteceu quando o marido estava usando as luzes no sótão, enquanto busca um tesouro escondido. A esposa percebe com precisão o escurecimento das luzes e discute o fenômeno, mas o marido insiste que ela está apenas imaginando uma mudança no nível de iluminação.
Mulheres são as maiores vítimas desta prática, e podem desenvolver ansiedade, depressão, dependência emocional e baixa autoestima.